O Convergência Digital estará em recesso entre os dias 23/12/2024 e 13/01/2025. A cobertura jornalística diária nesse período funcionará em regime de plantão. A equipe do portal deseja a todos os seus leitores e parceiros um ótimo Natal e um feliz 2025!

Cloud

Com avanço de Microsoft e Google, AWS e Meta turbinam datacenters

O investimento em data centers em todo o mundo vai crescer 11% em 2024, à medida que determinados fornecedores de serviços em nuvem de hiperescala regressam a um ciclo de expansão e o congelamento de gastos nos mercados empresariais descongela.

“O investimento mundial em data centers está projetado para um crescimento de apenas 4% em 2023. A desaceleração nas implantações de servidores e armazenamento de uso geral pesou sobre o mercado, apesar do aumento dos investimentos relacionados à inteligência artificial”, avalia o Dell’Oro Group. 

Embora Microsoft, Google e Oracle tenham aumentado seus investimentos em data centers em 2023 no acumulado do ano, outros provedores de serviços em nuvem, como Amazon e Meta, reduziram esses investimentos. 

Mas isso vai mudar no futuro próximo. Novas aplicações de IA, como a IA generativa, serão um importante motor de investimento na nuvem e nas empresas. A perspectiva é que provedores de serviços de nuvem em hiperescala aumentem seus investimentos em data centers em 13% em 2024.

Ainda segundo o Relatório de Capex de TI de Data Center sobre o terceiro trimestre de 2023, a receita de servidores e sistemas de armazenamento deverá crescer mais de 20% em 2024, enquanto as receitas de rede e infraestrutura física crescerão um dígito.

A Dell liderou todos os OEMs em receita de servidores no 3T 2023, seguida pela IEI Systems (anteriormente Inspur) e HPE. Os fornecedores de servidores de caixa branca ganharam 8 pontos de participação na receita ano após ano em comparação com os OEMs.


Botão Voltar ao topo