O Convergência Digital estará em recesso entre os dias 23/12/2024 e 13/01/2025. A cobertura jornalística diária nesse período funcionará em regime de plantão. A equipe do portal deseja a todos os seus leitores e parceiros um ótimo Natal e um feliz 2025!

Telecom

Vodafone: Europa não investe em 5G e perde para China e EUA em IA e cibersegurança

A Vodafone teme que a falta de investimentos privados em 5G ‘puro’ (SA) na Europa coloque a região em risco de ficar atrás dos EUA e da China em áreas como Inteligência Artificial e segurança cibernética, uma lacuna que, aponta, poderia levar a um maior declínio econômico.

No relatório intitulado Porque Telecom é Importante, a Vodafone concluiu que a digitalização impulsionada pelas tecnologias 5G apresenta uma oportunidade de bilhões de euros para promover a inovação europeia, o setor industrial e os serviços públicos.

Mas a operadora afirmou que a região ainda busca “alguma maneira” de atingir as suas metas digitais. Tal como está, existe um “alarmante ‘abismo de conectividade’” entre a Europa e os mercados concorrentes, escreveu a Vodafone na sequência de pesquisas compiladas a partir de vários dados governamentais e análises de empresas de investigação.

“Isto poderia ser revertido se a Europa priorizasse a implantação de tecnologias”, incluindo SA 5G, observou a Vodafone, acrescentando capacidades para fornecer aplicações de baixa latência e fatiamento de rede para indústrias de todos os tamanhos poderia revitalizar a base industrial da Europa.

A falta de investimento no SA 5G deixou a Europa com uma “lacuna de financiamento de vários bilhões de euros”, prejudicando os esforços para acompanhar a evolução da IA ​​e da cibersegurança. A Vodafone alega que 73% dos grandes modelos de linguagem estão sendo construídos nos EUA e 15% na China, enquanto nenhum país europeu desenvolve o seu próprio sistema de IA de uso geral.“As empresas europeias também estão atrasadas na adesão à computação em nuvem e ao 5G.”


A Vodafone enfatizou, ainda, a liderança da China na implantação de edge e SA 5G para empresas e para aumentar a produtividade do pessoal. Joakim Reiter, diretor de assuntos externos e corporativos da Vodafone, disse que “a Europa tem uma oportunidade de um trilhão de euros para digitalizar a sua indústria e competir globalmente, mas este prémio depende inteiramente da velocidade de adoção”.

“O mandato de cinco anos do próximo Parlamento Europeu e da próxima Comissão deve permitir que a Europa corrija o rumo, reiniciando a regulamentação legada das telecomunicações e criando um quadro de mercado único que atraia os investimentos necessários para implementar o SA 5G rapidamente.”

* Com informaçõews do MWL

Botão Voltar ao topo