IA generativa dá vantagem competitiva única ao Machado Meyer Advogados
Traduções, revisões, resumos e pesquisas são atividades para as quais o Machado Meyer Advogados agora conta com uma ferramenta de inteligência artificial generativa para executá-las. E outras funções serão adicionadas assim que surgirem novas demandas das equipes do escritório.
“A gente desenvolveu [a ferramenta de inteligência artificial generativa] para executar capacidades, como resumo e tradução, mas estamos buscando algo maior: expandir a capacidade de obter insights e extrair valor ainda mais profundo de todo nosso capital intelectual nos mais de 50 anos de escritório. Conseguimos, a partir da aplicação de IA, identificar padrões e analisar documentos históricos, o que traz uma vantagem competitiva única para o escritório e nos permite explorar novas áreas de prática”, ressaltou Paulo Silvestre de Oliveira Junior, head de inovação e desenvolvimento do Machado Meyer Advogados, em entrevista ao Convergência Digital.
Com a base de dados proprietária do escritório, a ferramenta começou a ser desenvolvida em meados de 2023, com a adoção do Microsoft Azure OpenAI Service, e foi implantada em dezembro último. A inteligência artificial generativa resulta de um processo maior de transformação digital e busca oferecer uma nova abordagem para o Direito e para as práticas.
“A IA é oca; ela depende de dados e temos uma riqueza muito grande de dados. Somos um dos mais reconhecidos escritórios no Brasil, com mais de meio século de existência, e isso faz com que a gente tenha repertório, um conjunto de dados para LLM muito ricos”, acrescentou Juliana Abrusio, sócia da área de direito digital e proteção de dados do Machado Meyer.
O foco em inovação tecnológica faz parte do DNA da empresa, conforme aponta Paulo Silvestre Jr., ao contar que, desde a década de 1990, o Machado Meyer desenvolve soluções de automatização da gestão de conhecimento. Em 2017, por exemplo, adotou uma ferramenta de IA que fazia análise e classificação de documentos. “A parte de inteligência dos dados é nosso grande diferencial, porque podemos proporcionar automação com acuracidade, dentro de um sistema com cargas tecnológica e algoritma sofisticadas”, diz Juliana Abrusio.
O desenvolvimento da inteligência artificial generativa começou em agosto de 2023, mas a tecnologia já vinha sendo estudada desde seu lançamento, no fim de 2022. Em fevereiro do ano passado, o escritório passou a desenhar a arquitetura e a desenvolver uma solução que fosse adaptada ao seu contexto jurídico.
“Isso envolveu análise profunda das nossas necessidades e a customização da tecnologia para atender às nossas necessidades”, explica Junior, head de inovação e desenvolvimento do Machado Meyer Advogados. Basicamente, a ferramenta usa o LLM da Microsoft em cima do banco de dados do escritório e tem “privacy by design”.
A ferramenta ficou pronta em dezembro de 2023, quando começou a ser usada por um grupo pequeno, de cerca de cem pessoas — hoje, o Machado Meyer conta com cerca de 1.100 profissionais. O piloto envolve representantes de diversas áreas e senioridades, que avaliaram a solução e propuseram ajustes. A expectativa é fazer o lançamento para todas as pessoas do escritório na terceira semana de fevereiro.
“Essa solução é um marco para o segmento jurídico. Trabalho neste mercado desde 2010 e talvez não exista cinco escritórios no mundo com uma solução como essa. Identificar padrões e insights é algo importante; quando se olha para a perspectiva de futuro é dar suporte mais efetivo para os advogados e otimizar o tempo das pessoas para aquilo que é estratégico”, destaca Silvestre Junior.
Além da IA
O projeto com inteligência artificial generativa aporta mais inovação e permite extrair conhecimento de forma mais rápida e fácil para os advogados, potencializando a base de informações e tornando o trabalho ainda mais eficaz, explicou Paulo Silvestre Junior.
Contudo, o desenvolvimento da solução é parte de uma estratégia maior do escritório, que vem ampliando as narrativas em inovação internamente com iniciativas que integram sua expertise às mais recentes tecnologias, a fim de garantir um trabalho cada vez mais efetivo e completo, extraindo valor de um acervo de documentos produzidos ao longo dos 52 anos de história do Machado Meyer.
Entre os projetos, o Machado Meyer também tem avançado com um portal colaborativo para o público interno. Está em fase de testes e deve atingir a maturidade no início deste ano. Para Silvestre Junior, com essas ações é possível utilizar a inteligência artificial e as novas tecnologias de forma ética e segura para todos.
De acordo com ele, a ideia é deixar o escritório pronto para oferecer uma experiência ainda mais completa para os clientes e, na quarta etapa do projeto, não apenas apoiar as próprias operações, como também atuar como um ponto de contato vital para os clientes, fornecendo serviços, esclarecendo dúvidas e coletando feedback para melhorias contínuas.
O escritório também pretende lançar um “Portal do Cliente”, onde todas as ferramentas e a infraestrutura desenvolvidas nas fases anteriores serão disponibilizadas para o público, dando aos clientes acesso direto a todas as funcionalidades e serviços que o escritório oferece.