Huawei: 5,5G chegará ao Brasil em 2027/2028
"Mesmo já podendo usar 5,5G nas frequências disponíveis, haverá um leilão da Anatel no final de 2025 e as teles terão como investir mais", reforça o vice-presidnete de relações públicas da Huawei na América Latina, Atilio Rulli.
O 5,5G chegará ao Brasil em 2027/2028, afirma o vice-presidente de relações públicas da Huawei na América Latina, Atilio Rulli. “Haverá um leilão de frequências no final de 2025 e isso ajudará muito, principalmente, se houver espectro para 5G na faixa de 6GHz”, sustenta.
De acordo com a fabricante, os investimentos para uma operadora ter 5,5G – que permitirá, por exemplo, download de 10Gpbs – são menos disruptivos que os feitos para o 5G.
Segundo ainda a Huawei, não há necessidade de as operadoras fazerem testes, uma vez que a atualizaação é por software. “O que vamos ter é uma rede com mais capacidade. O 5,5G vai levar banda larga para eventos específicos, como o é o carnaval, no Rio de Janeiro, onde há milhares de pessoas concentradas e interessadas em repassar vídeos, fotos, etc.”, afirmou o presidente da Huawei América Latina, Daniel Zhou.
No Mobile World Congress 2024, o 5,5G foi eleito tema estratégico para a Huawei. A fabricante revelou que já há testes em mais de 20 cidades de todo o mundo e que o Oriente Médio formou um consenso geral sobre o desenvolvimento de 5.5G, com todos os seis países membros do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) tendo concluído a verificação da taxa de 10 Gbps do 5.5G e a incubação de novos serviços, como RedCap e Internet das Coisas (IoT) passiva.
As três principais operadoras da parte continental da China iniciaram a implantação da rede 5.5G nas principais cidades, para explorar serviços para pessoas, coisas, veículos, setores e residências conectadas. Em Hong Kong, as operadoras também concluíram testes e verificação da taxa de 10 Gbps no 5,5 G na banda C e no mmWave e começaram a fornecer serviços FWA de 5,5 G.
O 5.5G promete uma velocidade em torno de 30 vezes superior. No 5G, a velocidade de download está em cerca de 300 megabits por segundo (Mbps), podendo alcançar picos de 1 gigabit por segundo Gbps. Já no 5.5G, a estimativa é de atingir até 10 Gbps.
* Ana Paula Lobo viajou a Barcelona, na Espanha, a convite da Huawei do Brasil