Internet

‘Apagão’ afeta Facebook, Instagram e WhatsApp

Falha técnica impediu e ainda impede que usuários efetuem login nas redes sociais da Meta.

As redes sociais da Meta, Facebook e Instagram, saíram do ar no fim da manhã desta terça-feira, 05/03 mas começam a ser restabelecidas. “Estamos nos recuperando de uma interrupção nos serviços que afetou a habilidade dos usuários de efetuar login nas plataformas”, diz a Meta, em nota no site oficial de diagnóstico das suas plataformas pouco depois das 14h.

Por volta do meio-dia, o site Downdetector registrou um pico de reclamações de usuários apontando que não conseguiam acessar o Instagram e o Facebook – foram mais de 50 mil reclamações por volta de 12h25 . O site também mostra relatos de instabilidade no aplicativo de mensagens WhatsApp, que pertence à Meta.

Mas os problemas continuam. Muitos usuários não conseguiram reestabelecer ainda suas contas. Em um post na rede social X (antigo Twitter), publicado às 12h52, o diretor de comunicação da Meta, Andy Stone, indicava que estava ciente de que as pessoas estavam tendo problemas para acessar os serviços da empresa. “Estamos trabalhando nisso agora.”

Mais tarde, Stone escreveu: “No início do dia, um problema técnico fez com que as pessoas tivessem dificuldade para acessar alguns de nossos serviços. Resolvemos o problema o mais rápido possível para todos os afetados, e pedimos desculpas por qualquer inconveniente.”

O Instagram foi usado por 134,6 milhões de brasileiros, ou 62% da população conectada, em janeiro deste ano, segundo a pesquisa “Digital 2024” feita pelas empresas We Are Social e Meltwater. O Facebook tem uma base de 113,3 milhões de usuários no país, alcançando 51,3% da população conectada.  O WhatsApp, em primeiro lugar, é acessado por 93,4% da população conectada à internet com idade entre 16 e 64 anos. Na sequência estão o Instagram, acessado por 91,2% dos internautas mensalmente e o Facebook (83,3%). 


O Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca informou que monitorou o incidente e não tinha conhecimento de nenhuma atividade cibernética maliciosa específica.

* Com agências internacionais

Botão Voltar ao topo