Mercado

Para Xertica, IA Generativa é trunfo do Google Cloud

"Nessa fase de inteligência artificial generativa, o Google Cloud tem uma fatia de mercado diferente", diz o CEO da Xertica, Gustavo de Paula.

Com praticamente um ano de operação no Brasil, a mexicana Xertica aposta que a inteligência artificial generativa funciona como diferencial da Google Cloud na disputa com os principais concorrentes. 

“O mercado é muito grande, vem crescendo a taxas de dois dígitos e vai continuar crescendo de forma exponencial nos próximos cinco. O Google Cloud veio um pouco depois da MS e da AWS, mas se tem uma coisa que é diferente e reconhecido, é na gestão de dados. Então nessa fase de inteligência artificial, especialmente de inteligência artificial generativa, o Google Cloud surfa uma onda bem legal e tem uma fatia de mercado diferente de seus concorrentes”, afirmou o CEO da Xertica no Brasil, Gustavo de Paula, durante o Tech Gov Forum Amapá.

Com ambição de se tornar o principal parceiro de nuvem do Judiciário, assim como no poder público em geral, a empresa diz que o uso de IA generativa está se disseminando. 

“IA generativa já chegou aos órgãos públicos, temos uma série de entidades, prefeituras, tribunais de justiça e ministérios públicos já em produção com IA generativa buscando um atendimento maior. E agora a gente começa a adotar serviços de maior impacto ao cidadão. Na Justiça a gente fala muito de ganho de produtividade e eficiência, atacando a fila de pendências, a demanda reprimida com milhares de processos represados. E a única forma de resolver é com tecnologia, nuvem e IA generativa.”

Segundo Gustavo de Paula, neste quase um ano de operação foram US$ 2,5 milhões investidos no país, com 52 funcionários na operação local. “A Xertica é o principal parceiro de tecnologia do Judiciário brasileiro hoje, das empresas de tecnologias públicas e um dos principais investidores em inteligência artificial generativa.”


Botão Voltar ao topo