Rota de 600 km de fibra atravessa a Floresta Amazônica
Norte Telecom e Guyacom já têm mais de 400km de rede para conectar Macapá a Oiapoque.
Uma parceria da Norte Telecom com a Guyacom, da Guiana Francesa, está criando uma nova rota de fibras óticas na Amazônia. As empresas já tem 400km de rede para conectar Macapá a Oiapoque, no Amapá, trajeto de quase 600km.
“O Amapá, geograficamente, é uma ilha. Se acontece algo em Fortaleza ou no linhão de Tucuruí, o Amapá sofre um apagão de telecom. Então é preciso uma rota alternativa”, afirma Oscar Gislael, da Norte Telecom
“Estamos construindo uma rota alternativa de fibra desde o Oiapoque que chegará em breve até Macapá. Já temos mais de 400 km instalados”, contou o empresário ao participar do Tech Gov Forum Amapá, promovido pela Network Eventos.
“Não tem outro jeito a não ser atravessar a floresta”, diz Filip Van Den Bossch, da Guyacom. Ele lamenta, no entanto, as dificuldades para investir na região. “É caro, não é fácil encontrar dinheiro. Os processos administrativos também são caros e longo, são os principais problemas”, afirma.
As empresas também enfrentam a concorrência com sistemas via satélite. “Em áreas remotas com poucas pessoas, não tem sentido fazer o investimento. Precisa ser uma aldeia com muitas pessoas para justificar a fibra”, completa.