Governo está comprando nuvem melhor que o mercado privado
O Governo tem comprado nuvem melhor que o mercado privado, afirma o CEO da EDS, Gustavo Rabelo. “A experiência que o governo adquiriu com os contratos de compras públicas de nuvem dá um diferencial. No governo, não há essa questão de custo mais elevado por conta das multiclouds. Talvez tenha chegado a hora de o governo passar sua referência ao mercado privado”, afirma o executivo, que participou do Tech Gov Fórum Brasil, realizado pela Network Eventos, nesta terça-feira, 02/04, em Brasília.
Indagado se a norma 5950 do governo, que dá preferência ao Serpro e à Dataprev para armazenamento de dados sensíveis do governo federal, muda o negócio de nuvem, Gustavo Rabelo diz que ‘ mudar, muda, como qualquer norma, portaria e instrução normativa e o mercado tem de adaptar’, mas sustenta que a relação governo e mercado se autorregula. “Na verdade, a norma 5950 deixa mais claro e transparente o que as empresas privadas podem prover ao governo e o que vai ficar exclusivo nas redomas das estatais”.
A EDS, que foi vencedora do edital de nuvem 2.0, assinou 78 contratos de nuvem pública, um número considerado inédito em compras públicas governamentais. Sobre o edital 3.0, que está para sair ao mercado, Gustavo Rabelo diz que não pode faltar é pluralidade e incentivo à competição. “É interessante para o estado que todos os provedores se habilitem para participar. Isso vai gerar uma compra mais eficiente”. Assistam a entrevista com o CEO da EDS, Gustavo Rabelo.