-
Segurança
Zero Trust: Organizações devem custear segurança em dispositivos pessoais
“Todo mundo usa dispositivo particular. É interessante a empresa pensar em pagar um sistema operacional licenciado, pagar antivírus para o funcionário, para não contaminar o ambiente corporativo”, diz o chefe da divisão de TIC do Comando de Defesa Cibernética, Nestor Lana.
-
Segurança
Governo e Anatel reavaliam criação da Agência Nacional de Cibersegurança
Medida faz parte de proposta do Gabinete de Segurança Institucional e faz parte das discussões do CNCiber. “Vamos discutir a necessidade e de que forma poderia ser estruturado esse órgão”, diz o superintendente de Controle de Obrigações e coordenador do GT Ciber da agência, Gustavo Borges.
-
Mercado
Goiás reforça governança de dados e quer avançar nos municípios
“Estamos trabalhando desde 2019 em um barramento para conectar serviços, aproveitar os dados e sermos mais assertivos na tomada de decisões”, afirma o subsecretário de Tecnologia da Informação de Goiás, Marcio Cesar Pereira.
-
Telecom
EAF é quem dá a palavra de rede privativa de banda larga fixa vai comprar de rede neutra
Com cerca de 7 mil pontos de conexão, a rede de banda larga fixa do governo federal pode estar ativa comercialmente até o final de 2025, revela o diretor técnico da Telebras, Nauro Luiz Scheufler.
-
Segurança
Anatel é exemplo a ser seguido no Comitê Nacional de Segurança Cibernética
"Houve ações efetivas tomadas pela Anatel que trouxe iniciativas para mitigar os riscos cibernéticos em Telecom. E essas regras podem ser implantadas em outras agências e órgãos públicos", sugere o CSO da Huawei Brasil, Marcelo Motta. A fabricante investiu 2 bilhões de dólares em engenharia de software para mitigar os riscos nos seus equipamentos.
-
Governo
Serpro e Dataprev assumem contratos da nuvem de governo com setor privado
“A negociação, a contratação, sobe de nível, porque ainda que não sejamos mais preparados que o mercado, somos mais preparados que os coordenadores de TI espalhados pela Esplanada”, afirma o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção.
-
Mercado
Governo do Rio vai integrar dados com os municípios para unificar serviços digitais
Em 30 dias, o Proderj, Centro de Tecnologia do Estado, lançará uma concorrência para a adesão dos municípios a um portal único de serviços com o compartilhamento de dados, revela o secretário de transformação digital, Mauro Farias.
-
Governo
Governo paralisa Conselho de Proteção de Dados e enfraquece ANPD
“Última reunião foi em 2022 e não há nada que se possa fazer sem as indicações do governo, a começar pelo presidente do CNPD”, diz o advogado, especialista em direito digital e consultor do Senado, Fabricio da Mota Alves.
-
Governo
Inteligência artificial da Dataprev aumenta oferta de emprego em 28%
“Usamos algoritmos para identificar as empresas que ofertam vagas no SINE em cada setor,”, diz a superintendente de Produtos de Dados e Análise da Dataprev, Juliana Ferris.
-
Governo
Governo adota IA generativa própria criada pelo Serpro
“Criamos a partir da necessidade de clientes que têm como pré-requisito manter os dados em território nacional e no datacenter do Serpro”, explica o gerente do Departamento de Inteligência Artificial da estatal, Carlos Lima.
-
Governo
Rio de Janeiro monta rede de DPOs para cumprir LGPD
Além da contratação de serviços técnicos e consultoria para orientar órgãos públicos, decreto definiu regras específicas para o estado.
-
Governo
Banco do Brasil fará compra nacional de conectividade e quer acordo com Telebras
“5G é uma realidade, mas quando olhamos o país como um todo e a quantidade de endereços, é ainda um desafio. A gente considera todas as soluções de telecom e faz um combinado”, diz o gerente de soluções de TI, Ubirajara Leite.
-
Governo
Nova regra para setor público adota nuvem de governo e soberania de dados
“Portaria orienta e recomenda estratégias de armazenamento e localização, a partir da criticidade dos dados e características das aplicações”, explica a secretária adjunta de governo digital, Luanna Roncaratti.
-
Governo
Telebras quer oferecer datacenter ao governo ao lado de Serpro e Dataprev
Presidente da estatal, Frederico de Siqueira Filho, diz que a empresa tem infraestrutura e corpo técnico aptos para suprir a demanda governamental. A Telebras também quer ser integradora de serviços satelitais. "A Starlink não é concorrente. Nós queremos contratar soluções de terceiros e oferecer ao governo e ao mercado", afirma.
-
Mercado
Adequação à nova Lei de Licitações represou as compras públicas
Presidente da Abeptic, entidade das Prods, e do Centro de Tecnologia do Rio de Janeiro, Proderj, Flávio Rodrigues, admitiu que a adaptação à Lei 1433 foi complexa. "Garanto que no segundo semestre, as compras que foram represadas vão acontecer".
-
Governo
Governo está comprando nuvem melhor que o mercado privado
Para o CEO da EDS, Gustavo Rabelo, os editais de compras públicas de nuvem trouxeram um conhecimento que pode e deve ser repassado às empresas. Sobre o edital Nuvem 3.0, que está para sair, o executivo assegura: o que não pode faltar é a pluralidade e o incentivo à competição.
-
Governo
Serpro entrega nuvem soberana do governo até outubro
“A orientação do Ministério da Gestão é um marco histórico para gestão, segurança e tratamento de dados. O Serpro terá a única nuvem 100% soberana do hemisfério sul”, antecipa o presidente da estatal, Alexandre Amorim, ao Convergência Digital.