Motorola Solutions quer passar de 200 para 2 mil desenvolvedores de software no Brasil em cinco anos
O carro-chefe no país segue sendo as soluções de comunicação crítica (rádio), mas há um grande potencial de novos negócios com o uso da inteligência artificial, revela o presidente da companhia, Gustavo Ancheschi.
A Motorola Solutions quer aumentar (e muito) o número de profissionais contratados para a sua divisão de desenvolvimento de software no Brasil. Em conversa com o Convergência Digital, o presidente da empresa no País, Gustavo Ancheschi, falou que espera passar dos atuais 200 contratados para 2 mil nos próximos cinco anos.
Esses profissionais, que podem trabalhar remotamente, atendem a demandas de projetos tanto da operação brasileira quanto de outros países. A área começou em 2022 com apenas 20 pessoas e vem crescendo, de acordo com Ancheschi, devido à cultura corporativa da subsidiária e à qualidade da mão de obra brasileira. “Os profissionais brasileiros, além de bem formados, são criativos e responsáveis. Nosso time é bem diverso também”, assinalou.
O foco atual da companhia sediada nos Estados Unidos está em prover soluções de missão crítica, tendo entre os principais clientes governos — como secretarias de segurança pública — e grandes companhias de óleo, gás e mineração.
No Brasil, o carro-chefe em vendas segue sendo as soluções de comunicação crítica (rádio), mas a grande oportunidade para este e os próximos anos reside no portfólio de vídeo segurança e controle de acesso. Globalmente, metade da receita já provém da área de vídeo, uma vertical mais recente para a multinacional.
A Motorola Solutions, tradicionalmente conhecida pelas comunicações de segurança pública, investiu cerca de US$ 12 bilhões em P&D orgânico e aquisições nos últimos nove anos para criar um portfólio de tecnologia robusto que abrange comunicações de missão crítica, vídeo segurança e controle de acesso e soluções de centro de comando alimentadas por inteligência artificial (IA).
As vendas anuais da Motorola Solution foram de US$ 10 bilhões para o ano fiscal de 2023, um aumento de 10%, impulsionado pelo crescimento na América do Norte e internacional. O segmento de integração de produtos e sistemas cresceu 9% puxado pelo aumento nas vendas de rádio móvel terrestre (LMR) e vídeo segurança e controle de acesso. O segmento de software e serviços cresceu 10% devido ao crescimento em serviços LMR, centro de comando e vídeo, parcialmente compensado pela redução de receita da Airwave. A receita de aquisições foi de US$ 98 milhões e o impacto das taxas cambiais desfavoráveis foi de US$ 38 milhões.
Sem abrir números locais, Ancheschi destacou que a operação brasileira cresce na “casa dos dois dígitos” e disse que bateu recorde de vendas no primeiro trimestre. “Historicamente, o Brasil cresce mais que o mundo. O objetivo é continuarmos crescendo, mas sem perder a cultura corporativa”, disse. De 2022 para cá, o quadro de funcionários daqui foi triplicado.
Em fevereiro deste ano, a companhia anunciou acordo estratégico plurianual com o Google Cloud para inovação de soluções em nuvem para todas as tecnologias de segurança da Motorola Solutions. Com a infraestrutura do Google Cloud, a Motorola Solutions priorizará o avanço da inteligência assistiva, incluindo entrega de conteúdo de vídeo altamente preciso e confiável, mapeamento e recursos de IA, para ajudar a enfrentar os desafios de segurança do mundo real.