Oracle: O jogo da inteligência artificial estamos jogando como não jogamos o de nuvem
A afirmação é do VP da Oracle Brasil, Leandro Vieira. A empresa muda estratégia; reforça o modelo Alloy e aceita fornecer infraestrutura no modelo White Label.
A Oracle está jogando o jogo da inteligência artificial como não jogou o de computação em nuvem e está indo além da infraestrutura, passando pela plataforma e pelos aplicativos, revela o vice-presidente da Oracle Brasil, Leandro Vieira. Em cloud, a Oracle reestrutura estratégia; abre frente para o white label e mira a soberania de dados.
“Não são só os dados da nuvem que as empresas querem ter sob a sua gestão. A IA também está nessa mira. E isso estamos oferecendo para quem quiser ter a sua nuvem pública para prover serviços a terceiros. Um exemplo é o da Magazine Luiza, que infelizmente não nos contratou. Mas o modelo é esse. Nós fazemos toda a parte de gerenciamento e billing. A empresa controla a gestão de dados”, conta Vieira. Ainda não há clientes no Brasil neste modelo – o Alloy, criado em 2022, mas só agora ganhando força na América Latina e no próprio mundo.
Segundo Vieira, muitas companhias, especialmente bancos e operadoras de telecomunicações, têm datacenters próprios nos quais ainda não houve o retorno de investimento. Prover serviços a terceiros é uma opção clara para essa monetização. “Não nos importa se não vai ter a marca Oracle. Nos importa é que mais nuvens sejam feitas com a nossa tecnologia”, afirma o VP da Oracle. Assistam a entrevista com Leandro Vieira, concedida no Oracle CloudTour São Paulo.