Mercado

Tokio Marine avança com superapp em busca de ‘match’ com parceiros

A seguradora Tokio Marine prioriza um novo canal de comunicação com os seus corretores. Trata-se do superapp, que, conforme Sergio Miotto, diretor de tecnologia da Tokio Marine, explicou ao Convergência Digital, nasceu da necessidade de substituir o aplicativo antigo, com tecnologias e funcionalidades defasadas. A ambição é trazer para dentro do aplicativo outras indústrias por meio de parcerias que beneficiem os corretores.

A iniciativa de um aplicativo mais amplo começou com os clientes, integrando funcionalidades com objetivo de agilizar diversos serviços, tais como segunda via de apólices, documentos, assistências 24 horas e pagamentos, incluindo Pix, além do Clube de Benefícios. Também permite ao segurado organizar todas as suas apólices de seguros, mesmo as de outras seguradoras, em um único local.

Foi o sucesso dessa iniciativa que, segundo Miotto, levou a seguradora a trabalhar em um aplicativo para os corretores. Para chegar ao melhor formato, a empresa conduziu entrevistas, ouviu as áreas internas e observou o mercado para entender as lacunas que precisariam ser preenchidas. Em abril de 2023, o time começou a escrever o superapp com a meta de combinar um visual moderno com a facilidade de colocar na mão do corretor as facilidades que ele encontrava no portal.

“Queríamos levar para o app as funcionalidades para ele conseguir resolver os operacionais de forma simples, como, por exemplo, consultar a carteira pelo BI do Corretor, que dá uma visão geral da carteira dele”, detalhou o CIO.

Lançada há um ano, a ferramenta de business intelligence (BI) ajuda os corretores de seguros a impulsionarem seus negócios e auxiliá-los na gestão de suas atividades. Até então, o “BI do Corretor” estava disponível no Portal Nosso Corretor, oferecendo uma variedade de informações úteis que auxiliam os corretores na tomada de decisões estratégicas e na identificação de oportunidades de crescimento. 


O BI do Corretor permite conhecer e compreender a carteira de clientes como um todo ou de forma segmentada, proporcionando uma visão detalhada dos clientes em relação a diferentes tipos de produtos, como automóveis, residências, seguros de vida e acidentes pessoais.

Desenvolvimento do superapp

Foi uma reconstrução do zero e que contou com a CBYK como parceira no superapp. “Foi uma squad mista para o desenvolvimento do superapp. Quando você usa squad mista para desenvolver um projeto deste tamanho, você junta um time com expertise e conhecimento de seguro da Tokio com time de TI”, contou o CIO. Foram seis pessoas do lado Tokio Marine e outras seis da CBYK, além de profissionais que atuaram indiretamente.

Lançado no fim de fevereiro, o superapp conta com as principais funcionalidades que existem no portal do corretor. Assim, o profissional pode realizar consultas de proposta, resolução de pendência, transmissão de proposta, fazer cotações, consultar a carteira, pedir apólice e boletos.

Agora, o time trabalha para agregar empresas e gerar benefícios para o corretor. “O grande desafio é buscar parcerias para trazer para dentro do superapp. Estamos correndo atrás disso”, adiantou o CIO. As ideias vão desde programa de fidelidade a descontos em aplicativos de entregas e compras.

Para Sergio Miotto, superapps podem ser uma tendência já que concentram diversos serviços em um único lugar. “Mas precisa dar ‘match’; e isso é muito complexo. Não basta ter apenas vontade, os parceiros têm de te reconhecer o superappp como canal, porque não há restrição à tecnologia”, pondera. Haver sinergia de negócios, então, é o primeiro passo para a estruturação desses aplicativos.

Botão Voltar ao topo