Inovação

Microsoft treina servidores da CGU em inteligência artificial

Em uma iniciativa com apoio da Microsoft, chamada IA Garage, servidores da Controladoria-Geral da União (CGU) participaram de treinamentos para usar inteligência artificial, realizados na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

O propósito do encontro foi explorar os impactos da Inteligência Artificial (IA) na reconfiguração dos processos de negócio. Representando a CGU, membros da Ouvidoria-Geral da União (OGU), da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e da Diretoria de Pesquisas e Informações Estratégicas (DIE) estiveram presentes, engajando-se nas discussões e atividades propostas.

O evento tratou da conceituação e do letramento em IA, conduzidos por especialistas do ramo. A sessão proporcionou uma compreensão ampla dos conceitos essenciais relacionados à IA. O evento também teve uma fase prática, com desafios aos participantes a aplicar os conceitos em atividades relacionadas às suas áreas.

Durante o evento, a Ouvidora-Geral da União, Ariana Frances, destacou a importância da utilização da IA para aprimorar as informações extraídas das manifestações de ouvidoria, conforme o planejamento estratégico da OGU: “É essencial poder vivenciar a aplicação de uma série de recursos trazidos da parte conceitual para extrair insights nos processos que já estão em curso. Identificamos cinco desafios enfrentados nas ouvidorias, que incluem, por exemplo, aprimorar a análise das manifestações de ouvidoria e otimizar a jornada do usuário do serviço público”.

Ariana Frances ressaltou que o momento permitiu reconhecer também o potencial da parceria da OGU com a DTI. “Essa construção colaborativa de soluções nos leva a um novo patamar de excelência em nossos serviços”, apontou.


Para o Arquiteto de Dados e Inteligência Artificial da Microsoft, Alexandre Bezerril, o “IA Garage” representa uma oportunidade valiosa para os servidores da CGU e ouvidorias federais expandirem seus conhecimentos sobre inteligência artificial e colaborarem na busca por soluções inovadoras para os desafios enfrentados em suas respectivas áreas de atuação.

* Com informações da CGU

Botão Voltar ao topo