Inovação

OpenAI anuncia nova versão e ChatGPT-4o conversa por voz e reconhece imagens

A OpenAI, empresa que criou o ChatGPT, anunciou nesta segunda, 13/5, o lançamento de novos recursos na versão ChatGPT-4o, que promete conversas de voz realistas e capaz de interagir através de texto e imagem. E vai disponibilizar na versão gratuita da ferramenta.

Os pesquisadores da OpenAI demonstraram novos recursos de áudio que permitem aos usuários falarem com o ChatGPT-4o e ter respostas em tempo real sem demora, bem como interromper o assistente de inteligência artficial enquanto ele fala, duas características de conversas realistas que os assistentes de voz de IA consideram desafiadoras. 

“Parece a IA dos filmes… Falar com um computador nunca pareceu muito natural para mim; agora é”, escreveu Sam Altman, CEO da OpenAI, em seu blog

A diretora de tecnologia da OpenAI, Mira Murati, disse no evento que o novo modelo seria oferecido gratuitamente por ser mais econômico que os modelos anteriores da empresa. Os usuários pagos do GPT-4 terão limites de capacidade maiores do que os usuários gratuitos da empresa, disse ela. O modelo GPT-4o estará disponível no ChatGPT nas próximas semanas, disse a empresa.

A OpenAI enfrenta concorrência e pressão crescentes para expandir a base de usuários do ChatGPT, o chatbot que impressionou o mundo com sua capacidade de produzir conteúdo escrito semelhante ao humano e código de software de alto nível.


Em uma das demonstrações desta segunda, o ChatGPT-4o usou recursos de visão e voz para orientar um pesquisador sobre como resolver uma equação matemática em uma folha de papel. Em outra demonstração, os pesquisadores mostraram a capacidade do modelo GPT-4o de tradução de idiomas em tempo real.

As demonstrações da OpenAI beiraram a ficção científica, com o ChatGPT e seu interlocutor a certa altura se envolvendo em brincadeiras coquetes. O pesquisador da OpenAI disse ao chatbot que estava de ótimo humor porque estava demonstrando “o quão útil e incrível você é”. O ChatGPT respondeu: “Ah, pare com isso! Você está me fazendo corar!”

* Com informações da Reuters

Botão Voltar ao topo