Mercado

Frenesi por IA faz Databricks investir mais de US$ 1 bilhão

A Databricks, empresa com sede em São Francisco, na Califórnia, informou a aquisição da startup de gerenciamento de dados Tabular, desenvolvedora de uma plataforma de armazenamento independente aos clientes, por mais de 1 bilhão de dólares. Objetivo é atrair clientes para o desenvolvimento de aplicativos personalizados de inteligência artificial (IA).

A aquisição acontece em um momento em que as empresas redobram os esforços para construir um ecossistema voltado para os clientes usarem modelos de IA de código aberto, em uma tentativa de ganhar participação de mercado de rivais como a Snowflake. 

O frenesi em torno da IA despertou a necessidade de uma infraestrutura robusta para armazenar e gerenciar dados corporativos à medida que as organizações criam seus próprios grandes modelos de linguagem, após o lançamento do chatbot viral ChatGPT da OpenAI.

O principal produto do Databricks é uma tecnologia para armazenar enormes quantidades de dados corporativos de uma forma que facilita o acesso e a análise. A equipe da Tabular, com cerca de 40 profissionais, será incorporada à Databricks após a transação ser concluída. Essa não é a primeira grande compra da empresa. No ano passado, ela adquiriu outra startup de inteligência artificial, a IA MosaicML, em um negócio avaliado em US$ 1,3 bilhão.


Botão Voltar ao topo