Falta um padrão para integrar os dados da Educação no Brasil
Falta um padrão para a integração dos dados da Educação no Brasil para se ter um olhar universal, diz o secretário de Educação do Tocantins, Fabio Vaz, ao participar do Workshop Educação Digital, realizado pela Network Eventos. Segundo ele, há plataformas disponíveis no mercado, mas elas ‘não conversam entre si, não se integram e a produtividade não vem”.
Indagado se a tecnologia, então, está sendo usada de forma não ideal, Fabio Vaz diz que que a Tecnologia está ‘desencontrada’. “Não haverá cultura digital, educação digital sem essa integração dos dados. Precisamos de um banco de dados único da educação. Estamos discutindo isso no Grupo de trabalho dos secretários. O ideal é que o ministério da Educação faça a gestão desse banco de dados único”, detalha Fabio Vaz.
Sobre conectividade, o secretário de Educação do Tocantins admite que há muitas escolas sem conexão. Segundo ele, houve um avanço, mas há muitas dificuldades a serem superadas, em especial, nas áreas remotas. “Estamos pensando em contratar Starlink para ter uma resposta imediata”. Assistam a entrevista.