Governo

Governo divulga empresas contratadas para software do Gov.br

O Ministério da Gestão divulgou o resultado das licitações que vão compor a Contratação Centralizada de Serviços de Desenvolvimento, Sustentação e Manutenção de Software, Codificagov.br.

Cerca de 50 órgãos públicos participaram das licitações por meio da Central de Compras. Há cinco atas com vigência até 2025 – Sigma Dataserv, G4F, Websis, Indra e Join – para desenvolvimento, manutenção ou implementação ágil de software. 

Segundo a diretora da Central de Compras, Lara Brainer, a contratação gerou uma economia de R$ 250 milhões 

Segundo o MGI, o Codificagov.br traz maior capacidade de entregas de soluções digitais de sistemas e softwares finalísticos dos órgãos. Os sistemas estruturantes são mantidos em contratos com as empresas públicas, como Serpro e Dataprev.

 “Uma importante inovação em todo esse processo é a adoção de métodos de desenvolvimento ágil de software e da adoção de um modelo de gestão contratual vinculado a entrega de produtos, trazendo a inovação da contratação por perfil profissional”, diz o secretário de governo digital, Rogério Mascarenhas.


Além da alocação por perfil profissional, são escopo dessas licitações a contratação por pontos de função e a de serviços complementares de verificação da qualidade e testes avançados de segurança.

“O Codificagov.br tem várias tecnologias e linguagens de programação, também sendo voltado para o mobile e desenvolvimento de apps. Tudo isso focado em entrega de valor para os usuários, no atendimento das expectativas e necessidades deles ao utilizarem os serviços públicos”, afirma Mascarenhas.

As licitações seguiram as regras estabelecidas pela Portaria nº 750/2023. Entre os balizadores da contratação estão a objetividade, qualidade, Segurança da Informação, padronização e foco no resultado, assegurando que o pagamento está vinculado à entrega de um produto que tenha qualidade, por meio da aferição de métricas de software. O Codificagov.br exige vínculo celetista do profissional com as empresas contratadas. 

* Com informações do MGI

Botão Voltar ao topo