Open Gateway: APIs padronizadas ganham mercado e avançam na inovação
O Brasil é o país mais adiantado na oferta de APIs do Open Gateway na América Latina. As operadoras já oferecem de SIM Swap, verificação de número e confirmação de localização de device e conversam para ampliar o leque de produtos com a oferta das APIs de qualidade de serviço; validação de dados e de verificação do status da linha telefônica.
A expectativa do mercado, e em especial da Embratel, é que a demanda por APIs padronizadas vá além do mercado financeiro e chegue a novas verticais como a de games, contam o head de Data Insights da Embratel, Ageu Dantas e o Gerente de Data Analytics, João Del Nero. O mercado financeiro tem sido o principal demandante das APIs já padronizadas por conta do combate às fraudes, mas há um potencial gigantesco para o desenvolvimento de novas APIs.
“A inovação do Open Gateway está apenas começando”, diz João del Nero. Dantas, por sua vez, assegura que as APIs são seguras, criptografadas e passam pelo processo do zero trust. “Os dados são anonimizados e têm de seguir todos os processos impostos pela Lei Geral de Proteção dos Dados Pessoais (LGPD)”, reporta. A GSMA estima que em 2030 as APIs do Open Gateway vão movimentar entre US$ 100 bilhões e US$ 300 bilhões no mundo todo. Assistam à entrevista.