Mercado

CDCast – Dell traz para o Brasil plataforma de Inteligência Artificial atenta aos microsserviços

A Dell já disponibiliza no Brasil a Dell IA Factory, que é uma plataforma para desenvolver microsserviços customizados para atender a demanda do cliente, revela o diretor geral de IA, data center e nuvem da Dell no Brasil, Bruno Assaf.

 “A inteligência artificial é uma revolução com o mesmo impacto das revoluções dos PCs e da Internet. Vai muito além do chatbot, dos copilots. O gestor tem de ter em mente que IA é muito mais do que vimos até agora”, detalha em entrevista ao CDCast, durante o Febraban Tech 2024. 

Assaf diz que todas as empresas estão no começo da jornada da Inteligência Artificial e quem ficar para trás certamente vai perder mercado e clientes. Segundo o diretor da Dell Brasil, a IA traz um ganho de produtividade pessoal e profissional a partir do uso dos copilots e dos chatGPTs; traz ganho de produtividade empresarial ao permitir que os processos de uma organização fiquem mais eficientes e abre uma frente enorme para a inovação. 

“É só pensar em tudo que se pode fazer e que ainda nem se imagina em novos produtos, novas formas de atender aos clientes. Muitas ainda não foram nem desenhadas ou descobertas”, preconiza. Sobre a Dell IA Factory, Bruno Assaf diz que a plataforma vai democratizar o uso da IA e impedir que as empresas gastem muito com os serviços. 

“Como fazer para não ficar proibitivamente caro? Acionar o botão fácil da Dell. Nós temos certeza de que nossos preços são de três a sete vezes menores do que se tem hoje nos grandes hyperscalers. Podemos dizer que existem provedores que são muitos caros. E esse não é o caso da Dell”, adiciona.


Ainda para Assaf, o Brasil tem com a Inteligência Artificial uma grande oportunidade se ser um player global por conta de ter a matriz energética mais verde do mundo. “É uma diferença sem tamanho. Não vamos mais competir com mão de obra barata. O Brasil pode e deve jogar esse jogo”, diz. Sobre o papel da Dell no segmento de Inteligência Artificial, Bruno Assaf é taxativo: A Dell veio para jogar o jogo. Assistam a entrevista com Bruno Assaf, diretor de IA, nuvem e data center da Dell Brasil.

Botão Voltar ao topo