Governo amplia rastreio de resíduos eletrônicos ao Amazonas, Pará e Minas
O projeto RECUPER3, desenvolvido pelo Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) e contratado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tem trabalhado para expandir seus horizontes na gestão de resíduos eletroeletrônicos. Iniciado em 2024 e com duração de 2 anos, a pesquisa desenvolvida pelo programa está focada em São Paulo, mas se estenderá para outros estados, como Minas Gerais, Pará e Amazonas.
Segundo o centro, o principal objetivo do projeto é identificar e avaliar o potencial de rotas de circularidade na recuperação de materiais secundários resultante da mineração urbana dos resíduos, além de encontrar soluções de economia circular para implementar um sistema de logística reversa de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos.
Recentemente, a equipe do projeto realizou uma série de visitas técnicas em empresas do estado de São Paulo, como a SUNR (Valinhos), Sinctronics (Sorocaba), GMC Ambipar (São José dos Campos), Indústria FOX (Cabreúva), Energy Source (São João da Boa Vista) e Vertas (Santo André).
Além disso, pesquisadores envolvidos no projeto também estiveram presentes na cooperativa Coopermiti, nos centros de pesquisa Cedir e LAREX, e nas entidades gestoras GREEN Eletron e ABREE, todos situados na cidade de São Paulo.