Dataprev: Governo precisa fazer um monte de APIs e de interconexão de dados para ontem
O governo brasileiro está tentando desfazer os seus silos de dados, mas é preciso ter um ‘monte de APIs’ e uma interconexão de dados para ontem, diz o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, em entrevista ao Convergência Digital durante a Conferência de Dados, realizada pelo IBGE, no Rio de Janeiro.
Assumpção lembra que é preciso consolidar os sistemas críticos do governo em condições mais adequadas para que se tenha a interconexão dos dados para novs usos. “Isso nos dará mais qualidade nos dados e a possibilidade de oferecer mais serviços”, observa.
A Dataprev possui 42 bilhões de registros em suas bases de dado e fornece mais de 400 serviços previdenciários com mais de 100 milhões de acessos a serviços digitais por mês. “O que discutimos hoje é como preparamos nosso futuro. Estamos muito envolvidos no Programa de Qualificação de Dados e Benefícios”, destacou.
Sobre soberania de dados, Rodrigo Assumpção diz que ela é crucial, até porque as ameaças geopolíticas e de captura de dados são reais. “De certa maneira temos uma guerra de dados acontecendo no mundo. Há uma guerra pelos dados da população em andamento”, sinaliza.