Rede fixa precisa replicar modelo de API móvel
Os volumes de dados continuam a crescer a um ritmo exponencial, impulsionados pela contínua sede de serviços na nuvem e de conteúdos de vídeo alojados e pelo aumento dos serviços de IA. Este crescimento é positivo para as empresas de telecomunicações que possuem redes, especialmente no mercado atacadista, onde o crescimento da procura é maior que da oferta.
A concorrência é feroz e alcançar o crescimento no atacado é um desafio. As APIs e a cooperação entre fornecedores são cruciais para alcançar uma posição de liderança nesse mercado, com benefícios indiretos para os clientes empresariais, de acordo com a GlobalData.
“Nem todos os compradores atacadistas consomem capacidade da mesma maneira, mas nossas conversas com alguns dos maiores compradores de serviços atacadistas de telecomunicações reforçaram a importância de uma compra habilitada por API. Empresas líderes nos disseram que elas cada vez mais não trabalharão com empresas que não oferecem o processo de compra certo baseado em API”, diz Gary Barton, diretor de pesquisa de tecnologia e serviços empresariais da GlobalData.
No entanto, as APIs em redes são mais do que modelos comerciais – elas também desempenham um papel fundamental na obtenção de funcionalidade consistente de ponta a ponta quando múltiplas redes de provedores de serviços estão envolvidas. O surgimento de soluções de rede como serviço (NaaS) altamente automatizadas aumentou significativamente a importância de manter o controle e a visibilidade sobre dados e aplicações quando redes de vários provedores estão envolvidas.
Barton continua: “Nenhum fornecedor consegue chegar a todos os lugares, nem mesmo ao seu mercado doméstico. A desglobalização das empresas de telecomunicações e a crescente procura de capacidade nos mercados emergentes também significam que os compradores atacadistas e de redes empresariais necessitam de trabalhar com múltiplos fornecedores. As empresas de telecomunicações precisam desenvolver APIs que permitam uma consistência na experiência do cliente para serviços de rede que espelhem a consistência experimentada ao comprar serviços de nuvem pública em vários locais.”
Alcançar consistência de ponta a ponta não é algo que possa ser alcançado por empresas de telecomunicações agindo de forma independente. Para proporcionar a experiência que os compradores de serviços de rede desejam, é necessária uma maior cooperação entre os prestadores de serviços liderados por organismos industriais como o MEF e a GSMA.
Segundo Barton, “2024 já viu progresso no lado sem fio, com a Iniciativa Open Gateway da GSMA alcançando força após a adesão de vários provedores. Mais progresso precisa ser feito no lado da rede fixa. A cooperação com fornecedores concorrentes traz desafios políticos, mas alcançar consistência em funções como pedidos, provisionamento, gerenciamento e observabilidade proporcionará benefícios que ajudarão as empresas de telecomunicações a oferecer maior valor aos clientes e uma defesa contra concorrentes emergentes, como os hiperscaladores.”