Telecom

Ibama libera licenças e Infovia 04 começa a ser construída

A Entidade Administradora de Faixa (EAF) recebeu do Ibama as licenças ambientais necessárias para o início da implantação da Infovia 04, no leito do Rio Branco. O lançamento dos cabos subaquáticos terá início em 14 de agosto. O projeto é parte do programa Norte Conectado e vai implementar a infraestrutura para levar conexão de alta qualidade a quatro localidades, sendo três no estado de Roraima e uma do Amazonas. 

A Infovia 04 é composta por um total de 647 quilômetros, sendo 515 km de cabo subaquático. A infovia conectará as localidades de Vila de Moura (AM), Santa Maria do Boiaçu (RR), Caracaraí (RR) e Boa Vista (RR). A instalação dos cabos subaquáticos deverá ser concluída em cerca de 10 dias. Na etapa seguinte, a operação fará a implementação dos 132 km de cabo terrestre instalado nas margens da BR-174.

De acordo com Leandro Guerra, CEO da EAF, a velocidade de conexão em Boa Vista poderá evoluir de cerca de 300 Gbps para mais de 4Tbps depois que a nova infraestrutura entrar em operação. O Norte Conectado conta com recursos do leilão do 5G e a EAF é a empresa constituída pelas teles vencedoras para operacionalizar parte dos compromissos de conectividade. Ao final da implantação, a infraestrutura será transferida para a União. 

O trabalho na Infovia 04 começou no segundo semestre de 2022, com planejamento da operação e os estudos de viabilidade de rota. Durante meses, a equipe de operações da EAF liderou expedições para mapear o leito dos rios onde os cabos serão instalados, utilizando embarcações equipadas com sonares para investigar a composição do leito dos rios e determinar o traçado e o local exato de acomodação dos cabos. A entidade também concluiu antecipadamente o lançamento da Infovia 03, que interliga localidades entre Belém (PA) e Macapá (AP). 


Botão Voltar ao topo