Open RAN é promessa que não aconteceu
O vice-presidente do Grupo Dell’Oro, Stefan Pongratz, afirmou que a visão de que o Open RAN seria uma forma de eliminar o aprisionamento de fornecedor está desaparecendo. Embora tenha crescido, a promessa de um amplo mercado de fornecedores ainda não vingou.
Para o Dell’Oro, os principais fornecedores de RAN estão agora comprometidos com as mais recentes interfaces fronthaul da O-RAN Alliance, o que provocou uma mudança de foco na forma como a abordagem é adotada pela indústria de equipamentos de equipamentos.
“A questão, agora, é mais sobre o momento e a curva de adoção para os diversos segmentos RAN”, apontou Pongratz. O Grupo Dell’Oro acredita que, no longo prazo, o cenário permanece favorável.
Com o tempo, as operadoras incorporarão gradualmente mais virtualização, inteligência, automação e infraestrutura aberta em seus roteiros de RAN, mas o ritmo será ligeiramente diferente entre os rádios e a banda base.
A previsão do Dell’Oro é de que a Open RAN representaria mais de 25% do mercado global até 2028, com versões em nuvem que deverão ocupar entre 20% e 25%, e multi-fornecedores menos de 10%.