Telebras rejeita críticas à preferência nas compras governamentais
“Somos uma empresa do governo vendendo para o governo”, afirmou o presidente da Telebras, Frederico de Siqueira Filho, ao ser questionado sobre as críticas do setor privado à preferência dada pelo governo nas compras governamentais. No SECOP 2024, o executivo também deixou claro que o projeto da Telebras é ir além da oferta ao governo federal: objetivo é oferecer a infraestrutura de rede e de datacenters aos estados e municípios por meio de oferta de serviços.
“Nós estamos diversificando nossa operação e reformulamos os serviços ofertados”, destaca ainda o executivo. Ao ser indagado sobre o fato relevante divulgado ao mercado sobre e reestruturação estratégica da estatal, Frederico de Siqueira Filho foi taxativo: a Telebras será sempre uma empresa do governo federal, descartando assim, qualquer rumor, de uma privatização ou venda da companhia.
A principal prioridade da Telebras para 2024 é ampliar a capilaridade e a cobertura da oferta satelital. Parcerias estão sendo fechadas, mas a tentativa feita com a Starlink, de Elon Musk, e que cresceu bastante no mercado brasileiro, não avançou. “Nós somos integradores de soluções satelitais. Gostaríamos de ter muitas parcerias, mas com a Starlink não conseguimos ainda ir adiante”, diz. Frederico de Siqueira Filho diz ainda que Telebras gera caixa e é capaz de sustentar a manutenção e a operação da sua infraestrutura. Assista a entrevista com o presidente da Telebras, Frederico Siqueira Filho.