Inteligência Artificial ganha a missão de remover o atrito digital no trabalho
O uso cotidiano da inteligência artificial no trabalho e a experiência digital do funcionário (DEX) deverão alcançar a adoção generalizada em menos de dois anos, de acordo com projeções da consultoria Gartner.
“A IA diária promete remover o atrito digital, ajudando os funcionários a escrever, pesquisar, colaborar e idealizar. É uma parte central do DEX, que é um esforço concentrado para remover o atrito digital e melhorar a destreza digital da força de trabalho, que por si só é um dos fatores-chave que impulsionarão a prosperidade organizacional até 2030″, diz análise do Gartner.
O entendimento é que este ano de 2024 é crítico para os líderes de aplicações digitais no local de trabalho, à medida que o foco no trabalho híbrido e remoto diminui e a necessidade de uma concentração estratégica na IA diária aumenta. A IA diária é colocada no pico das expectativas inflacionadas.
“A tecnologia diária de IA visa ajudar os funcionários a entregar trabalho com velocidade, abrangência e confiança”, disse Adam Preset, vice-presidente analista do Gartner. “Ele suporta uma nova forma de trabalhar, onde o software inteligente atua mais como um colaborador do que como uma ferramenta. O local de trabalho digital está agora entrando na era da IA cotidiana.”
À medida que os fornecedores de tecnologia procuram formas de melhorar a produtividade dos trabalhadores que vão além das aplicações tradicionais e das melhorias de funcionalidades, podem olhar para a IA quotidiana. Esta tecnologia não só proporciona benefícios de produtividade, mas também oferece novas ofertas comercializáveis, tais como ferramentas para ajudar os trabalhadores a encontrar e sintetizar informações relevantes, responder a perguntas de forma mais abrangente e produzir artefactos de trabalho com mais facilidade.
“A IA diária se tornará mais sofisticada, passando de serviços que, por exemplo, podem classificar e resumir bate-papos e mensagens de e-mail para serviços que podem escrever um relatório com orientação mínima”, disse Preset. “De muitas maneiras, a IA cotidiana é o futuro da produtividade da força de trabalho.”
Quase todos os funcionários estão se tornando funcionários digitais, pois passam mais tempo trabalhando com tecnologia do que nunca. Por causa disso, as organizações devem ter uma estratégia para medir e melhorar o DEX para atrair e reter talentos, melhorar o envolvimento dos funcionários e maximizar o esforço discricionário e a intenção de permanecer.
Os líderes empresariais procuram orientação sobre como a tecnologia pode ajudar a aumentar a produtividade e o alinhamento organizacional. A DEX enfatiza as melhores práticas que aumentam a destreza digital, atraem e retêm talentos e ajudam os funcionários a alcançar resultados de negócios.
DEX está no ponto mais baixo da desilusão no ciclo de hype, o que significa que o interesse está diminuindo à medida que experimentos e implementações falham. Para aumentar o apelo e a relevância em torno do DEX, os líderes empresariais devem adotar uma abordagem holística entre parceiros de TI e não-TI para construir um ambiente significativo que capacite os funcionários a adotar novas formas de trabalhar.