Capacidade dos data centers perto do limite
Estudo sobre mercado dos EUA, maior do mundo, mostra vacância de 2,8%
A capacidade dos data centers está no topo da lista de preocupações iminentes da TI. A disponibilidade atingiu o nível mais baixo de todos os tempos durante o primeiro semestre, apesar dos aumentos na oferta e na atividade de construção, de acordo com um relatório recente do Grupo CBRE.
Nos Estados Unidos, maior mercado mundial de nuvem, as taxas de vacância caíram para 2,8%, em comparação com 3,3% um ano atrás, enquanto a oferta cresceu 24% ano após ano, em comparação com 19% durante o mesmo período do ano passado.
Mesmo um aumento de 69% na construção de data centers na comparação anual, a demanda é maior. No espaço de serviços em nuvem, AWS, Microsoft e Google Cloud competem por clientes empresariais. Mas os mesmos fornecedores de hiperescala são agora a concorrência para as empresas que procuram garantir sua própria capacidade dos centros de dados.
À medida que os provedores de nuvem aumentam sua infraestrutura de alta capacidade para dar suporte aos recursos de IA, eles consomem estoque enquanto a construção está em andamento. Pesquisa revela que 80% do espaço dos data centers construídos em mercados primários já foram alugados.