Joule, a IA generativa da SAP, automatiza tarefas cotidianas para acelerar a produtividade
A Joule, a Inteligência Artificial da SAP, será o grande motor de produtividade dos usuários da companhia no mundo. Globalmente, a SAP conta com 300 milhões de usuários que acessam a plataforma na nuvem todos os dias, e a expectativa é que a versão em português fique disponível até o fim do ano. “Analisamos as principais transações realizadas pelos usuários e definimos um roadmap para definir quais vão contar com a Joule”, detalhou Adriana Aroulho, presidente da SAP Brasil, ao abrir o SAP NOW 2024, que, em dois dias, terá cerca de 400 sessões de conteúdo e a participação de quase 200 empresas.
Para Matheus Portela Souza, diretor de inovação da SAP LAC, a curva de adoção da inteligência artificial generativa “não é nada igual a de outras tecnologias”. E acrescentou: “Alguns especialistas dizem que a inteligência artificial generativa se assemelha ao descobrimento do fogo, da eletricidade e à criação da internet, no que tange à evolução da espécie humana, e eu não acho que seja exagero.”
Para Gustavo Conrado, diretor-financeiro da SAP Brasil, a inteligência artificial generativa vai promover uma evolução no cargo de CFO. Como exemplos, ele citou a criação de relatórios narrativos. “Hoje, precisamos de muita gente na equipe fazendo um trabalho manual e repetitivo, mas com a inteligência artificial generativa da SAP o processo é automatizado, mais fluido e mais assertivo, com a IA criando as narrativas sobre os relatórios financeiros”, afirmou.
A IA generativa da SAP também pode simular cenários, apontando riscos, oportunidades e as implicações de cada um. A inteligência artificial generativa também ajuda na análise de potenciais transações de fusão e aquisição, aportando, segundo Conrado, mais assertividade e objetividade. Outra adoção pode ser para produção de relatórios personalizados para stakeholders. “Com a inteligência artificial generativa, customizamos quais informações serão transmitidas para quais stakeholders, o que traz melhor gestão financeira. Também podemos usar para análise de investimento, com a IA generativa apontando o ROI de cada cenário”, disse o diretor-financeiro da SAP.
“Com a inteligência artificial, estamos a passos de alcançar níveis de eficiência sem precedência”, destacou Amanda Santos, líder das soluções para cadeia de suprimentos da SAP, citando como exemplos a adaptação de documentação de fluxo de trabalho e a criação de planos preditivos para a operação e manutenção, além de estratégias para gestão de estoque.
“Com a IA generativa, conseguimos criar e atualizar a documentação de fluxo de trabalho quando implementamos alguma mudança ou melhoria e, assim, temos equipes sempre atualizadas”, disse. “Hoje, preciso de logística inteligente; a IA ajuda a traçar melhores rotas, a fazer a melhor gestão e a gerar planos de contingência. A IA também tem transformado o processo de compra dos clientes por meio de indicações”, completou Amanda Santos.
Na área de recursos humanos, a inteligência artificial generativa também está abrindo novas possibilidades – e não está tirando empregos das pessoas, ressaltou Fernanda Saraiva, diretora de RH da SAP. “Com a inteligência artificial generativa, crio programas de treinamento personalizados, o que aumenta a eficácia e demonstra o nosso compromisso com o desenvolvimento e o bem estar das equipes”, disse, acrescentando que a IA ajuda na imparcialidade.
“A inteligência artificial generativa vai nos ajudar e sabemos que, para isso, é importante que os dados estejam corretos para as áreas de negócios receberem as informações. A vetorização, que nada mais é do que a tradução dos dados, implica como a inteligência artificial generativa vai ler os dados, além de palavra e frase, trazendo significado mais amplo, completo e complexo”, explicou Ellen Bremm, líder de varejo da SAP.
A SAP está endereçando IA com olhar de negócio, com plataformas como Business AI, Generative AI Hub, reunindo todos os LLM com os quais a SAP tem parceria; e Embedded AI, embarcando inteligência artificial nas soluções. “Ética e governança são vocações da SAP desde a nossa fundação e SAP Business AI prima pelos três ‘R’ de IA, em inglês: relevante, responsável e confiável (reliable). Temos muitos dados em mãos para garantir a confiabilidade da Joule”, finalizou Adriana Aroulho, presidente da SAP Brasil.