O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, aproveitou entrevista concedida nesta quarta, 4/9, ao programa Bom dia, Ministro, do Canal Gov, para defender a decisão da Justiça brasileira de suspender o funcionamento do X, ex-twitter.
“Quando uma determinada empresa descumpre uma decisão judicial, como estava descumprindo, e mais do que isso, ainda chega ao tom de provocar, de afrontar, ela merece toda a repulsa da população brasileira, do governo e do país. Não é um sujeito com maior poderio econômico, ricaço de fora do país, que vai afrontar o Brasil. Não vamos admitir isso jamais”, disse Juscelino Filho.
Ele destacou que foi surpreendido com o anúncio inicial da Starlink, também de Musk, de que não iria obedecer a decisão do bloqueio.
“Diante dessa situação, a Anatel saiu a campo com uma fiscalização para verificar se isso de fato estava acontecendo, ou seja, se alguém estava tendo acesso por essa rede à plataforma do X, que estava com a decisão de bloqueio”, disse o ministro.
Ele confirmou que a agência reguladora já recebeu uma nova informação da empresa de banda larga via satélite no sentido de que, ao contrário da disposição inicial, ela vai obedecer a decisão judicial e também bloquear o X.
“Se eles não cumprirem isso, naturalmente a Anatel e o Ministério das Comunicações vão abrir um processo de cassação dessa outorga. Mas a gente espera que a decisão judicial no Brasil seja cumprida”, finalizou.