Governo desmente ataque hacker no GOV.BR. Instabilidades foram por ‘questão operacional”
O Governo negou que o portal GOV.BR tenha sido alvo de ataque hacker na quarta-feira, 11/9. Fontes do governo asseguram que o hacker, que se autodenomina @azaelx64, está mentindo. As instabilidades percebidas nos sites governamentais aconteceram por ‘problemas internos, logo resolvidos’.
Em nota oficial encaminhada ao Convergência Digital, o Ministério da Gestão e Inovação informa que: “a instabilidade no portal único GOV.BR foi causada por uma questão operacional. Assim que identificada pelos times técnicos de monitoração, foram realizados ajustes e o ambiente retornou ao seu pleno funcionamento.”
Ficaram fora do ar, mesmo que por pouco tempo, as páginas do Palácio do Planalto e dos ministérios de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Justiça, Relações Exteriores, Direitos Humanos, Meio Ambiente, Desenvolvimento Regional, Agricultura, Minas e Energia, Transporte, além do site da Anatel.
O Hacker @azaelx64 publicou um post se responsabilizando pelas instabilidades e afirmando ter conduzido ataques de negação de serviço aos sites governamentais.
Em julho deste ano, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informou que um incidente de segurança cibernética havia afetado o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e algumas funcionalidades do Processo Eletrônico Nacional (PEN). Na época, a Polícia Federal (PF) e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) instauraram investigação para apurar o caso.