Governo

Minas Gerais adere à troca de dados com APIs de Serpro e Dataprev, São Paulo já usa

Conecta Gov.br abre bases de CPF, CNPJ e Simples. CadÚnico é o próximo

Minas Gerais é o segundo estado a utilizar o programa Conecta Gov.br para a troca automática de informações entre sistemas de governo – São Paulo foi o primeiro.

O Conecta Gov.br usa APIs do Serpro e da Dataprev para viabilizar acesso às base de dados sob gestão do governo federal. Até aqui, estão disponíveis os cadastros de CPF e CNPJ e informações sobre o Simples Nacional.

Os próximos a serem disponibilizados são dados do Cadastro Único de programas sociais (CadÚnico), Certidão Negativa de Débitos (CND), situação militar, e dados do Incra.

O Conecta Gov.br começou voltado à troca de dados entre os órgãos federais, mas foi em seguida aberto a estados e municípios interessados.

“Entendemos a importância da integração federativa para ampliar a transformação digital e o uso de soluções do governo federal por outros entes”, como neste caso do Conecta GOV.BR, é fundamental para isso”, afirma”, diz o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas.


Até aqui, dois órgãos de Minas passaram a usar o Conecta. Mas a subsecretaria de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão de MG estima que outros 40 órgãos estaduais também têm interesse em aderir ao sistema.

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), buscou acesso aos dados do Cadastro Base do Cidadão (CBC-CPF) e do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), cujos dados são gerenciados pela Receita Federal do Brasil. Um dos projetos da Seplag visa simplificar o processo de cadastro de pessoas ou empresas no Cadastro Geral de Fornecedores do Estado de Minas Gerais (CAGEF/MG).

Já a Secretaria de Estado de Educação de MG vai acessar a base do CBC-CPF e do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). A ideia é utilizar o Conecta Gov.br para garantir que o cadastro de estudantes, servidores, instituições de ensino e empresas fornecedoras estejam corretos nos sistemas.

Botão Voltar ao topo