Cloud

Governo do Amapá investe em datacenter simplificado para reduzir consumo de energia

O Centro de Gestão e Processamento de Dados do Amapá (PRODAP), investiu R$ 7,5 milhões para implantar um datacenter simplificado, com equipamentos Nutanix. O projeto, realizado pela Approach Tech, integradora de soluções, ajudou a instituição a economizar mais de R$ 850 mil ao longo de cinco anos. Além disso, a tecnologia implantada ajudou a diminuir o consumo de energia e espaço físico e, principalmente, melhorou os serviços digitais prestados à população.

Até então, a infraestrutura de TI do Estado estava baseada em uma solução antiga e dispersa, que não atendia às crescentes demandas por eficiência e disponibilidade. A necessidade de consolidar e otimizar os recursos levou à escolha da Nutanix como parceiro estratégico. O objetivo era sair de um cenário de virtualização e migrar para uma solução mais moderna e eficiente que suportasse a transformação digital dos serviços públicos.

“O projeto de modernização da infraestrutura de TI dos órgãos estaduais do Amapá não só atendeu às expectativas iniciais, mas também superou as metas estabelecidas. A transformação digital é agora uma realidade consolidada”, avalia o presidente do PRODAP, Cirilo Simões Filho. O datacenter simplificado começou com a instalação de 12 nós Nutanix em uma infraestrutura legada composta por 316 máquinas, oferecendo um total de 740TB de armazenamento distribuído entre 16 municípios.

A nova infraestrutura Nutanix reduziu significativamente o consumo de energia. A eficiência energética é crucial para o Estado, localizado em uma região com apagões frequentes. Com a nova solução, o tempo de vida útil dos nobreaks aumentou em 50%, melhorando a disponibilidade dos serviços. Além disso, a compactação dos recursos permitiu uma redução de 50% no espaço físico do datacenter.

“Hoje, a estrutura oferece alta redundância e disponibilidade, essenciais para a operação contínua dos serviços digitais do Estado, como licitações, documentos eletrônicos, portais de serviços ao cidadão, e muito mais. A comunicação eficiente entre os nós da Nutanix e os ambientes compartilhados com o Tribunal de Justiça garantem essa alta disponibilidade”, explica Simões. O próximo passo, segundo o presidente do PRODAP, é a integração total com tecnologia de nuvem para desenvolver uma solução híbrida de processamento e armazenamento de dados, proporcionando ainda mais flexibilidade e escalabilidade.


Botão Voltar ao topo