Telecom

Na CITEL, Teles, com aval do Brasil, ganham apoio técnico para ficar com pedaço do 6GHz

A divisão da faixa de 6GHz entre o Wi-Fi e o 5G está cada vez mais próxima, e a Anatel ganhou aval técnico para reverter a sua decisão de dar a faixa integralmente para o Wi-Fi.

Durante a 44ª reunião do Comitê Consultivo Permanente II (CCP.II) da Comissão Interamericana de Telecomunicações (CITEL), foi aprovado um documento que estabelece diretrizes técnicas e operacionais para o uso de Sistemas de Acesso Sem Fio, incluindo Redes Locais Sem Fio (WAS/RLAN), na faixa de frequência de 5.925-7.125 MHz, conhecida como a faixa de 6GHz.

Muito por conta do posicionamento do Brasil, a faixa, agora, poderá ser compartilhada para aplicações Wi-Fi e IMT (telefonia móvel), em conformidade com as decisões da Conferência Mundial de Radiocomunicações de 2023 (WRC-23).

O documento define um guia com parâmetros técnicos que podem ser adotados pelas administrações que pretendem implementar pontos de acesso WAS/RLAN em ambientes tanto indoor quanto outdoor, permitindo o uso da faixa de maneira integral ou dividida. Além disso, o documento reforça a necessidade de considerar medidas técnicas e operacionais que assegurem a proteção e coexistência com serviços já existentes, promovendo um uso mais eficiente do espectro de frequências e incentivando a expansão segura e sustentável dos serviços de comunicação sem fio na região.

O documento aprovado (em inglês) encontra-se disponível aqui.


Botão Voltar ao topo