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TV aberta reage ao You Tube e diz que continua campeã de consumo de vídeo no Brasil

Durante a décima edição do Youtube Brandcast, o evento do Youtube direcionado para o mercado publicitário, realizado esta semana, em São Paulo, o Google apresentou uma série de informações relevantes a respeito da penetração da plataforma na vida dos brasileiros.

Entre eles, que o Youtube remodelou a maneira como o consumidor brasileiro está utilizando a televisão, saindo de um modelo de consumo passivo, para um novo momento em que ele define seu próprio prime time através das TVs conectadas, as CTVs. Neste ambiente, segundo o Google, o Youtube domina com 57% de participação.

Foi além: reforçou que a plataforma é a número 1 entre os brasileiros com 18 anos ou mais. Entre este público há mais pessoas assistindo ao Youtube durante a semana do que em cada uma das cinco principais emissoras de TV aberta do país, dando como dados um levantamento TGI, da Kantar/Ibope.

Mas a reação contrária aos dados foi bem forte. Em nota, a TV Globo informou que a TV linear representa 74,3% de todo o consumo de vídeo no país, contra 25,7% das plataformas on-line de vídeo. A TV aberta tem 64,5% desse consumo e a TV Globo, 35,4%.

“Ou seja, a TV Globo, sozinha é 38% maior do que todas as plataformas de vídeo on-line somadas, abertas ou pagas, e o dobro (120%) da principal plataforma de vídeo on-line gratuita, considerando todos os dispositivos”. As informações, ressalta a companhia, baseiam-se em dados auditados de consumo (CPV 2023), que capturam a informação e não dependem de declaração do consumidor.


Apontada como responsável pelas informações divulgadas pelo Google, a Kantar Ibope também contestou os dados e informou ter solicitado ao Google o envio de uma errata a todos os jornalistas que publicaram a informação e disse estar reforçando essa medida por meio de sua equipe.

A empresa informou que o número se baseia no Target Group Index (TGI), de análise de comportamento do consumidor, e que não se trata de audiência. Esse indicador se baseia em enquetes e dados declarados pelo consumidor, esclareceu a consultoria. A audiência é medida segundo critérios do Painel Nacional de Televisão e do Cross-Platform View, que são auditáveis.

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