O grupo OLX vem apostando cada vez mais na combinação de inteligência artificial e dados reais para aprimorar a experiência de seus usuários e, claro, aumentar suas vendas. Nesta entrevista ao Convergência Digital, o vice-presidente de engenharia do grupo OLX, Rodrigo Veiga, conta como a empresa vem fazendo uso desta combinação para melhorar a experiência do usuário.
Estas soluções nascem da coleta e análise de dados de mais de 55 milhões de usuários únicos (setembro\2024) e de cerca de 14 milhões de anúncios publicados em suas plataformas. “Esse volume de dados representa oportunidades, por isso temos feito uso dessa combinação de forma intensa”, diz.
Esse uso passa pelo desenvolvimento de mecanismos específicos para compradores e vendedores, como os que facilitam a inserção de anúncios (inclusive via imagens), de um lado, e a personalização de ofertas de outro. Seu uso já trouxe um crescimento de 10% nas vendas e permite que, hoje, 50% dos usuários das plataformas OLX recebam conteúdo personalizado.
Veiga lembra que estes desenvolvimentos não ocorrem sem cuidados e cita a preocupação da empresa em se manter dentro dos limites impostos pela LGPD. Esse cuidado tem garantido que a companhia continue investindo em soluções que melhorem a experiência e alimente a inteligência da empresa. Assista a entrevista com o VP de engenharia do grupo OLX, Rodrigo Veiga.