Neoenergia acusa empresas de telecom de colocarem cabos sem aval e retira 249 quilos só na Via Costeira, em Natal
Sem um acordo entre Anatel e Aneel sobre o compartilhamento dos postes, mesmo com a intervenção dos ministérios da Comunicações e de Minas e Energia, as distribuidoras de energia anunciam ações de ordenamento e de controle do uso dos postes.
Em Natal, na Via Costeira, um dos principais corredores turísticos do Rio Grande do Norte, a Neoenergia Cosern atuou no que chamou de Operação Ordenamento. Segundo a distribuidora de energia foram retirados 249 quilos de cabos e equipamentos de telecomunicações irregulares ao longo da rodovia estadual.
A nota oficial da Neoenergia Cosern é dura com as empresas de telecomunicações e com os prestadores de Internet. A empresa diz que realizou a Operação Ordenamento com “intuito de promover mais segurança à população e aos turistas, além de minimizarmos os riscos de acidentes com a rede em virtude do desnivelamento dos cabos e equipamentos instalados à revelia nos postes da nossa rede elétrica”.
Ainda segundo a distribuidora – e aqui o ponto crítico – “os cabos foram instalados sem aval, esses itens podem causar sobrepeso nos postes e incliná-lo”. A Neoenergia Cosern diz ainda que as equipes de campo estão mapeando os riscos e acionando as empresas de telecomunicações para as devidas correções. Sem elas, os equipamentos serão retirados. “Nosso objetivo é reforçar a segurança e reduzir a poluição visual”, completou o gerente de Desempenho da Operação da Neoenergia Cosern, Igor Mateus de Araújo.