Profissional de TI: Federação de Trabalhadores faz pesquisa para saber demandas da categoria
A Federação Nacional dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação (Fenati) iniciou uma pesquisa nacional com o objetivo de entender o perfil da categoria e avaliar a percepção dos trabalhadores em relação à atuação dos sindicatos que os representam. Com um total de 2.400 entrevistas online e margem de erro de 2 pontos percentuais, os resultados serão divulgados no próximo mês.
O questionário abrange diversos temas como o perfil social dos profissionais de TI, as modalidades de contratação, o impacto do home office e a relação entre trabalhadores e sindicatos. A pesquisa é vista como uma ferramenta fundamental para orientar a atuação dos sindicatos filiados à Fenati, especialmente nas negociações coletivas, nas atividades voltadas aos trabalhadores e nas campanhas de comunicação.
A expectativa é que os dados coletados ajudem a identificar áreas de melhoria na relação entre os trabalhadores e os sindicatos, além de apontar a necessidade de combate à precarização das relações de trabalho e ao descumprimento das Convenções Coletivas de Trabalho, de acordo com as particularidades de cada estado.
Os resultados obtidos com o estudo devem subsidiar novas estratégias sindicais, garantindo que as demandas dos trabalhadores em TI sejam tratadas com maior eficiência e transparência. Presidente da Fenati, Emerson Morresi destaca a importância da iniciativa. “Essa pesquisa será crucial para entendermos melhor as demandas da categoria e ajustarmos nossa atuação sindical. É uma oportunidade para fortalecermos a relação entre trabalhadores e sindicatos, especialmente num cenário de constantes mudanças no setor de TI”, completa.