Split payment será o novo PIX do Brasil para o mundo
Parlamentar defende 100% cashback para o setor de telecomunicações para incluir pessoas de baixa renda nos benefícios digitais.
A luta para conseguir direitos na Reforma Tributária ainda não acabou e está no Senado, o que significa que há, sim, possibilidade de o cashback ser aprovado para o setor de telecomunicações.
“Acredito que vai passar sim no Senado. É uma necessidade para diminuir a desigualdade. Ele permite incluir as pessoas de baixa renda nos benefícios digitais”, afirmou o deputado federal Vitor Lippi (PSDB/SP), que participou do Painel Telebrasil 2024.
O setor reinvindica 100% de cashback, concedido para serviços essenciais como água, energia, esgoto e gás, na Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e 20% do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), pago no consumo. Hoje, Telecom ficou com 20% no CBS e 20% no IBS.
Para Lippi, o sistema tributário brasileiro é o mais complicado, o mais complexo, mais inseguro e mais alto do mundo e está na última posição no mundo. “Os impostos não vão aumentar”, assegurou. O parlamentar falou ainda sobre o Split Payment, sistema de TI em desenvolvimento na Receita, que vai permitir que se pague e recolha impostos online. Para Lippi, o Split Payment será o novo PIX do Brasil para o mundo.
“O split payment vai acabar com a sonegação que hoje está em 27%. Isso significa que a carga tributária vai reduzir. O Brasil tem o melhor sistema eletrônico de pagamento do mundo. O Split Payment, origem nossa, será muito diferente”, exulta. Assista a entrevista.