Huawei: É imperativo ter datacenters fora dos grandes centros do país
Falta clareza da política pública que o governo quer para datacenters, diz Carlos Roseiro, da Huawei Brasil.
O Brasil ainda tem por avançar em conectividade, mesmo já tendo feito bastante, mas ainda precisa fazer mais para ter uma infraestrutura mais robusta, diz o diretor de Marketing ICT da Huawei do Brasil, Carlos Roseiro. Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, durante o Painel Telebrasil, realizado nos dias 05 e 06 de novembro, em Brasília, o executivo da Huawei defendeu políticas mais claras para os datacenters.
“O País precisa de uma infraestrutura mais robusta, mas principalmente, mais distribuída. Não adianta ter datacenter apenas no Rio e em São Paulo. Não resolve. Temos de interiorizar os datacenters. Não precisam ser mega datacenters, mas edge datacenter. Temos de ter uma definição de política pública”, observa Roseiro.
Com relação à Inteligência Artificial, Roseiro diz que o tema borbulha, mas falta clareza até por ser um tema novo. Ao ser indagado sobre recursos do governo para IA, o diretor da Huawei diz que seria crucial que parte dos recursos fossem para as empresas privadas poderem experimentar, errar para acertar o quanto antes. Se houver esse colchão, as empresas vão arriscar mais”. Assista a entrevista com Carlos Roseiro, da Huawei Brasil.