A Coca-Cola, pela primeira vez na sua história, fez uso da Inteligência Artificial em uma das peças publicitárias mais importantes do ano: o comercial de Natal.
A campanha é uma atualização do clássico comercial natalino da marca, “Holidays are Coming”, de 1995 (que, no Brasil, ficou conhecido pelo slogan “O Natal vem vindo”). Porém, em vez de precisar filmar em clima de neve, a produção foi feita com a ajuda de modelos sofisticados de IA.
A Coca-Cola trabalhou com três estúdios de inteligência artificial: Secret Level, Silverside AI e Wild Card, para produzir três versões diferentes do comercial que será exibido globalmente na TV, em TVs conectadas e nas mídias digitais.
“Trabalhamos junto com a Coca-Cola para reimaginar o ‘Holidays are Coming’, icônico comercial de fim de ano”, disse Jason Zada, fundador do Secret Level. “E o desafio era basicamente criar um comercial de TV completo a partir dele.”
Na semana passada, a Coca-Cola anunciou que havia feito uso de IA generativa, que cria textos, imagens, áudio e vídeo a partir de modelos de linguagem para sua produção de fim de ano. A marca também construiu uma nova experiência de IA acessível por QR Code nas latas de Coca-Cola, levando os consumidores a interagirem com um Papai Noel virtual.
“Mantemos nossas raízes em nossa herança e no que a Coca-Cola representa como marca, mas então conectamos os pontos com o futuro e a tecnologia”, disse Pratik Thakar, VP e head global de IA generativa na Coca-Cola. Não é a primeira vez que a Coca-Cola inova. Em 1993, criou ursos polares por computadores.
A Coca-Cola fez uso dos modelos de linguagem de IA chamados Leonardo, Luma e Runway. Porém, há mais de uma dezenas de grandes modelos de vídeo que foram utilizados, incluindo Sora, da OpenAI e Minimax, segundo a companhia. Os valores envolvidos no uso da IA não foram revelados pela companhia.