O WhatsApp anunciou nesta terça-feira (26) que descontinuará a função de pagamento entre pessoas com cartão de débito no aplicativo a partir de 19 de dezembro. A Meta, dona do WhatsApp, destacou que o WhatsApp Pagamentos não será encerrado, e as demais modalidades de pagamento continuarão disponíveis no app sem alterações.
Em nota enviada ao g1, a empresa explicou que a decisão de suspender a função com cartão de débito visa priorizar as transações via PIX. “Estamos avisando todos os usuários sobre o fim desta função a partir de dezembro”, informou.
Quando lançado, em 2021, o WhatsApp Pagamentos exigia que o usuário tivesse uma conta bancária e um cartão de débito, pré-pago ou combo das bandeiras Visa ou Mastercard, emitido por um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi ou Woop Sicredi.
A opção de transferência no WhatsApp está disponível no ícone de cifrão (R$) no campo de mensagens, ao lado das opções para enviar imagens, documentos, localização ou contatos.
Toque no ícone “R$” e escolha a opção “Pagamento”;
Insira o valor e uma mensagem opcional;
Aperte em “Pagar” e coloque o PIN (senha) do Meta Pay;
A transação vai aparecer como se fosse uma mensagem na conversa do WhatsApp, e a pessoa precisa aceitar o pagamento. Depois, o dinheiro cairá na conta dela.
Se for a primeira vez usando o serviço, será preciso aceitar os termos de uso, criar um PIN (senha) do Meta Pay, cadastrar um cartão de uma das instituições parceiras e confirmar o cadastro na plataforma.
Leia a nota do WhatsApp:
“A funcionalidade Pagamentos no WhatsApp segue sendo prioridade para a experiência completa que queremos oferecer aos nossos usuários. No que se refere a pagamentos entre amigos e família, decidimos focar nossos investimentos nas soluções via PIX e suspender a função com cartão de débito. Estamos avisando todos os usuários no aplicativo sobre o fim desta função a partir de 19 de dezembro. Não haverá mudança no que se refere a pagamento de pessoas para empresas, que continuará aceitando todos os métodos de pagamento atualmente disponíveis no WhatsApp.”