Um ataque hacker ao site de uma prefeitura gaúcha sequestrou os arquivos de todas as secretarias municipais. Para devolver o acesso à gestão municipal, os cibercriminosos pedem R$ 10 mil dólares em criptoativos (R$ 60 mil pela cotação da divisa hoje) como resgate para devolver o acesso.
O ataque foi na última segunda-feira (25) contra o site da prefeitura de Uruguaiana, cidade na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, que faz divisa com a Argentina e Uruguai, e está localizada a 630 quilômetros da capital, Porto Alegre.
Conforme a prefeitura, até agora não foi obtido êxito na recuperação dos dados “em razão da complexidade do ataque”. O pagamento das moedas digitais exigido pelos cibercriminosos não foi efetuado.
O Executivo Municipal diz que, apesar da ação atingir arquivos locais, não há prejuízo nos demais sistemas, como, por exemplo, folha de pagamento dos servidores, emissões de nota fiscal, pagamento a credores, dentre outros.
Um boletim de ocorrência na Polícia Civil foi registrado e empresas especializadas em criptografia foram acionadas para ajudar a solucionar a questão.