Cada dólar investido em IA generativa, traz retorno de 3,7 dólares ao negócio
Pelo menos 75% das organizações no mundo já usam IA generativa para trazer retorno ao negócio.
Pelo menos 75% das organizações no mundo usaram Inteligência Artificial generativa em 2024. Em 2023, esse percentual era de 55%, revela estudo da IDC, contratado pela Microsoft. Foram ouvidos 4000 mil líderes e decisores de IA globalmente. O levantamento aponta que a cada dólar investido em IA generativa por uma empresa resulta em um retorno de 3,7 dólares.
Os setores com maior retorno de investimento em IA são o financeiro, mídia, telecomunicações, energia, indústria, saúde e educação. O estudo indica também que em 2024, as empresas levaram até 13 meses para terem resultados com o uso da IA generativa.
Ainda de acordo com o levantamento da IDC/Microsoft, se estima que, nos próximos 24 meses, a maioria das organizações pretende investir em IA. Mas haverá uma mudança: sai de campo a IA pré-concebida e entra a IA personalizada, capaz de executar workflows mais complexos no ambiente digital.
A produtividade continua a ser o principal resultado positivo identificado por 33% das empresas que usam IA. E que 92% dos usuários ambicionam maior produtividade. Sobre as barreiras ao uso da IA, o levantamento ressalta a falta de mão de obra especializada para avançar mais. A governança de dados também é um item preocupante, uma vez que 41% das organizações se revelam preocupadas com o compliance e o cenário regulatório.
Em números, o levantamento mostra que os gastos das empresas na adoção da inteligência artificial (IA) terão um impacto econômico global acumulado de 19,9 trilhões de dólares até 2030. E serão responsáveis por um impulso do PIB mundial de 3,5%.