GovernoInternetMercadoTelecom

RNP se junta à Elea Data Center por datacenter em Brasília

Operação está previstas para o 1º semestre.

A RNP fechou um acordo de cooperação técnica com a Elea Data Centers e passa a oferecer mais um Centro Nacional de Dados (CND) para as instituições de ensino e pesquisa. A infraestrutura do novo CND está localizada no data center Tier 3 da Elea em Brasília.

“O primeiro serviço disponibilizado é o de colocation, que viabiliza a estruturação de novas ofertas, como armazenamento seguro de dados de larga escala, nuvem híbrida comunitária, Inteligência Artificial (IA) e Computação de Alto Desempenho (HPC, na sigla em inglês)”, explica Antônio Carlos F. Nunes, diretor de Serviços e Soluções da RNP.

Uma das frentes do Programa Conecta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), os Centros Nacional de Dados do Sistema RNP recebem recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). O primeiro CND foi inaugurado esse ano em São Paulo no mesmo modelo. A expectativa é de que o centro em Brasília entre em operação no primeiro semestre de 2025.

O projeto dos Centros Nacionais de Dados do Sistema RNP foi iniciado em 2021, quando a RNP identificou a demanda por centros de armazenamento de informações que tivessem abrangência nacional. Em 2022, foi realizado um estudo inicial (RFI – Request For Information), que ajudou a RNP a conhecer os principais players do mercado e a entender melhor o setor.

Em 2023, o projeto avançou como uma das frentes do Programa Conecta, financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Foi realizado o lançamento da chamada para fornecedores (Request For Proposal – RFP) e, no ano passado, entrou em operação o primeiro CND, localizado em São Paulo. O segundo, em Brasília, conta com a parceria da Elea Data Centers e já está iniciando as atividades voltadas para o Sistema RNP. A RNP ainda terá um terceiro centro em Fortaleza, no Ceará. A previsão é que ele entre em operação no segundo semestre de 2025.


Botão Voltar ao topo