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Gestor de TI: você está pronto para confiar integralmente na Inteligência Artificial?

Estudo global mostra que as promessas da inteligência artificial só vão ser cumpridas se os gestores tiverem confiança plena na tecnologia. IA tem de ser parceira e até embaixadora da corporação.

A Inteligência Artificial só vai cumprir as promessas desejadas se os gestores tiverem confiança na tecnologia, mas diz que IA traz urgências na reinvenção do uso da TI, pontua a 25ª edição de seu relatório Technology Vision, da Accenture.

A consultoria define o futuro como “moldado pela independência alimentada pela IA”. O estudo indica, segundo 69% dos executivos ouvidos por ele, que a IA traz urgência para a reinvenção e para a forma como os sistemas e os processos são projetados, construídos e operados. A pesquisa também prevê que a IA atuará cada vez mais como parceira de desenvolvimento de tecnologia e como embaixadora de marca pessoal.

“Mas desbloquear os benefícios da IA só será possível se os líderes aproveitarem a oportunidade para injetar e desenvolver confiança em seu desempenho e resultados de forma sistemática, para que empresas e pessoas possam desbloquear [suas] incríveis possibilidades”, afirma a consultoria.

A consultoria observa que para a maioria dos executivos ouvidos para o estudo – 71% – os verdadeiros benefícios da IA só vão ser possíveis quando construídos sobre uma base de confiança, e um pouco mais (81%) concorda que a estratégia de confiança deve evoluir paralelamente a qualquer estratégia de tecnologia.

“Embora as tecnologias convencionais tenham apoiado por muito tempo necessidades comerciais predeterminadas, este é um momento de transição geracional. A autonomia criada por esses sistemas generalizados de IA pode ajudar as organizações a serem, mais do que nunca, dinâmicas e orientadas por intenções”, explica Karthik Narain, executivo-chefe de tecnologia e CTO da Accenture. “Mas a confiança é a base de tudo, pois os sistemas só serão tão autônomos quando forem confiáveis.”


O estudo da Accenture ouviu mais de 4 mil executivos de 21 setores e 28 países e mais de 12 mil consumidores, realizadas de outubro a dezembro de 2024.

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