InovaçãoInternetTelecom

Cresce uso de inteligência artificial pelo computador, mas celular domina com 75%

Pesquisa mostra que apenas 35% dizem entender a inteligência artificial generativa

Um estudo realizado pela agência de SEO Hedgehog Digital, State of Search Brasil 5, analisou o comportamento de pesquisa dos brasileiros na internet, com foco no uso de inteligência artificial (IA). A pesquisa revelou que 75% dos usuários de IA acessam a ferramenta por meio de smartphones.

Apesar do predomínio do uso móvel, houve uma queda de 3 pontos percentuais em relação a 2023, quando o percentual era ainda maior. Por outro lado, o acesso a ferramentas de IA por computadores cresceu 5 pontos percentuais, para 63%.

De acordo com o levantamento, os principais motivos para o uso de IA são: criação de textos ou documentos (42%), aprender a fazer algo novo (40%) e produzir ou traduzir textos (37%).

O estudo também investigou o nível de familiaridade dos brasileiros com a tecnologia, ouvindo 4.125 pessoas. Os resultados mostram que apenas 5% afirmam entender muito sobre IA, enquanto 30% dizem ter um conhecimento básico. Por outro lado, 34% declararam não ter certeza se entendem a ferramenta, e 31% admitiram não compreendê-la ou não compreendê-la de forma alguma.

A pesquisa, realizada entre maio e junho de 2024, ouviu 2.284 pessoas de todas as regiões do país, abrangendo diferentes gêneros e classes sociais. Ela também apontou que 65% dos entrevistados ainda não possuem um conhecimento adequado para o uso eficiente da IA.


Outro dado relevante é o aumento de 14%, entre 2023 e 2024, no número de pessoas que marcaram a opção “não sei se entendo”. Esse percentual pode indicar que muitos tiveram um contato inicial com a tecnologia, mas ainda não desenvolveram o hábito de utilizá-la de forma consistente.

O estudo destacou que, apesar do crescimento no uso de IA, muitos brasileiros ainda estão em um estágio inicial de adoção da tecnologia. A pesquisa sugere que iniciativas de capacitação e conscientização podem ser fundamentais para ampliar o entendimento e o uso eficiente da IA no país.

Botão Voltar ao topo