Acordo com Qlik prevê corte de 64% em integração de dados para o governo
Para os demais produtos incluídos no acordo o desconto médio é de 18,64%
![](https://convergenciadigital.com.br/wp-content/uploads/2024/04/compras_governamentais.jpg)
O Ministério da Gestão anunciou um acordo com a Qlik que promete reduzir em até 64,8% os valores máximo pagos pelo governo federal em contratos futuros de soluções de análise e integração de dados. A iniciativa segue o modelo de acordos firmados anteriormente com outras gigantes da tecnologia, como Google, Microsoft, Oracle, Esri e Red Hat.
O maior desconto foi aplicado aos produtos relacionados à integração de dados, com destaque para os ambientes de Datawarehouse, que tiveram uma redução de até 64,8% em relação ao preço de lista. No geral, os demais produtos incluídos no acordo apresentaram um desconto médio de 18,64%.
A medida padroniza as licitações para todos os órgãos do Sistema de Administração de Recursos de Tecnologia da Informação do governo federal (SISP). Segundo o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, o acordo visa beneficiar o planejamento de contratações dos cerca de 250 órgãos do SISP, mas não implica necessariamente na compra dos produtos nem em dispensa de licitações.
Além dos órgãos do SISP, outras instituições públicas, como poderes estaduais e municipais, poderão aderir ao acordo e usufruir das mesmas condições de redução de custos em futuras contratações das soluções listadas.
Segundo a Secretaria de Governo Digital, em breve, a plataforma Gov.br divulgará os catálogos com os limites de preços a serem praticados em licitações no setor de tecnologia da Administração Pública Federal, facilitando o acesso das instituições aos benefícios do acordo.