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América Latina, com Brasil à frente, vai gastar R$ 616,2 bilhões com TIC. IA é prioridade

“O cenário que vemos é que apesar das incertezas da região, há espaço para o crescimento e para novos aportes”, diz o gerente-regional da IDC para o Brasil, Luciano Ramos.

Por Roberta Prescott

O Brasil registrou crescimento em 2024 de aproximadamente 9% nos gastos com tecnologia da informação pelas empresas no País e a projeção para 2025 é de que esse consumo avance para 13,3%, revelou a IDC, durante a divulgação do IDC Predictions Brazil 2025, nesta quarta, 12/2.

Traçando um cenário positivo, Luciano Ramos, gerente-regional da IDC para o Brasil, estima que o crescimento com TI B2B no país em 2024 foi de 9% e projeta um incremento para 11% em 2025.

De acordo com a IDC, a região da América Latina deve chegar a um gasto de US$ 102,7 bilhões, algo em torno de R$ 616,2 bilhões, em TI para o mercado corporativo em 2025, na somatória do consumo de TI pelas empresas. O montante fica acima dos US$ 92,5 bilhões de 2024. “O cenário que vemos, apesar das características de região e incertezas, é de bastante investimentos e crescimento”, assinalou Ramos.

O foco na produtividade é potencializado pelo uso da inteligência artificial em diferentes frentes, como processos, controles ou melhoria de serviços digitais. As principais iniciativas de negócio que direcionarão os gastos com TI em 2025 incluem produtividade e automação habilitadas por IA; fortalecimento da atração e retenção de clientes; controle e otimização de custos; e melhoria de produtos e serviços para ampliar as receitas do digital.


Para além da TI corporativa (B2B), a IDC projeta um crescimento pouco mais acelerado para o mercado total de tecnologias da informação e comunicação (TIC), em 7,2%, o que, segundo Ramos, reflete um momento positivo para mercado de TI e telecomunicações, “diferente do ano passado quando tivemos impacto forte em dispositivos, o que puxou para baixo”, disse.

No que apenas se refere à TI, tanto usuário final como corporativo, o crescimento esperado é de 9,5% impulsionado pelo mercado de software e pelo aumento nas vendas de PCs. Para telecom, a perspectiva é de um crescimento de 2,9%, com serviços de dados sendo a fonte maior ide impulso, uma vez que a voz perde espaço.

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