![](https://convergenciadigital.com.br/wp-content/uploads/2023/07/hacker_blockchain.jpg)
O Banco Neon reconheceu nesta quarta-feira, 12/2, para o portal Tecmundo que um cibercriminoso se apropriou de pouco mais de 30 milhões de dados de clientes. O vazamento foi denunciado em um fórum frequentado por cibercriminosos por um usuário chamado “banconeon”, que fez um post intitulado “How much is 30 million data from a brazilian bank worth?” (quanto valem 30 milhões de dados de um banco brasileiro), pelo portal Tech Mundo.
Segundo o editor-chefe do portal, Felipe Payão, “o vazamento traz informações sensíveis de 30.825.019 milhões de clientes e dados como nome completo, sexo, email, CEP, CPF, CPNJ, telefone, celular, profissão, nome da mãe, renda, saldo, situação na Receita Federal, perfil de conta, número da conta, fotos (selfies) e imagens de documentos”.
Ao site, o Banco Neon enviou uma nota oficial. “A Neon tomou conhecimento da cópia não autorizada de dados de parte dos seus clientes, os quais não permitem acessar as contas bancárias e tampouco realizar transações. A Neon está investigando a alegação de vazamento de dados com tentativa de extorsão realizada na manhã de ontem e, deletada ontem mesmo, em um fórum hacker. Afirmamos que nas nossas investigações até o momento, os detalhes de informações apresentados na postagem não são factíveis com as informações obtidas e apuradas pela Neon.
Vale ressaltar que assim que tomamos conhecimento do ocorrido, a Neon adotou as medidas necessárias para cessar quaisquer acessos indevidos e realizar a avaliação do cenário, a fim de possibilitar eventual comunicação às autoridades responsáveis e clientes que possam ter sido afetados. A Neon reforça sua preocupação com a segurança e proteção dos dados dos clientes, que são prioridades absolutas para a empresa.”