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Governo quer capacitar 115 mil servidores e ter plataforma centralizada de IA até 2026

Iniciativa ficará sob a gestão do Núcleo de IA do governo, que ainda será formalizada neste semestre, mas já trabalha há mais de um ano. Comitê Deliberativo, com MGI, MCTI, Casa Civil, Serpro, Dataprev, ENAP e Finep centraliza as decisões.

Ainda não formalizado no papel, mas já trabalhando há mais de um ano, o Núcleo de Inteligência Artificial do Governo estabeleceu suas metas de atuação: capacitar 115 mil servidores em IA; desenvolver e colocar em operação uma plataforma centralizada em IA e ter pelo menos 25 soluções disponíveis para uso pelos órgãos até 2026. Os dados foram revelados no evento IA em Ação, promovido pelo Serpro, nesta terça-feira, 18/2, pelo diretor de infraestrutura de dados públicos da SGD/MGI, Renan Gaya, e pela coordenadora geral de fomento de IA responsável, Taciana Cerqueira.

Gaya foi objetivo: falta coordenação das ações de IA no Governo e é preciso aproveitar as sinergias. O Núcleo de IA do governo vem com essa missão de acelerar o trabalho colaborativo. Participam inicialmente do Comitê Deliberativo, o Ministério da Gestão e Inovação, o Ministério da Ciência, Tecnologia e inovação, o Serpro, a Dataprev, a ENAP (Escola Nacional de Administração Pública) e a FINEP.

“Mas não queremos ficar fechados. para 2026, queremos ter mais parceiros como startups, empresas privadas que queiram construir projetos. Sabemos que a gestão ficará mais complexa, mas teremos avanços relevantes”, reforçou o direto de infraestrutura de dados públicos da Secretaria de Governo Digital.

IA indo além da TI

A coordenadora geral de fomento de IA responsável na SGD, Taciana Cerqueira, antecipou os resultados do autodiagnóstico dos órgãos públicos, realizado em 2024, com a participação de 216 participantes, que ainda terá divulgação oficial.


As principais barreiras e desafios para o uso da Inteligência Artificial seguem sendo a dificuldade na contratação e a retenção dos colaboradores que saibam trabalhar com IA.  “Por isso, a meta de capacitar mais e mais servidores e chegar a 115 mil já em 2026”, observou.

Os projetos de IA estão muito concentrados na área de TI, sendo que a maioria dos projetos com foco em chatbots ou assistentes virtuais para atendimento ao cidadão; o uso da IA generativa para geração de texto e Ia para sistema de previsão ou análise preditiva.

“Temos a convicção que os projetos de IA têm de ir além da TI. Precisa expandir para todo órgão público, mas faltam recursos e os órgãos estão preferindo capacitar o pessoal da TI”, reforça Taciana Cerqueira. A executiva aproveitou para dar um recado: Não tem como aplicar Inteligência Artificial no governo de forma isolada. “Esqueçam. Não tem como fazer IA sozinho”, pontuou Taciana Cerqueira.

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